17mar2014---carlinhos-brown-rodrigo-santoro-sergio-mendes-e-carlos-saldanha-posam-para-fotos-apos-entrevista-coletiva-sobre-a-animacao-rio-2-no-parque-laje-no-rio-1395081645333_615x300 (Foto: Felipe Panfili/AgNews)

E chegou aos cinemas brasileiros nessa quinta (27), “Rio 2“, continuação do sucesso de 2011 que faturou mais de US$ 486 milhões mundo afora e que chega para mostrar uma nova aventura do casal de araras azuis Blue e Jade. E para divulgar o lançamento de “Rio 2“, estiveram em coletiva no Parque Lage, no Rio de Janeiro, o diretor Carlos Saldanha, o ator Rodrigo Santoro e os músicos Carlinhos BrownSérgio Mendes que contaram um pouco de como foi estarem envolvidos nessa empreitada.

Nós do SpinOff estivemos lá e agora contamos um pouco do que rolou por lá:

Quando perguntado a Saldanha se ele sentia pressão do estúdio para fazer grande bilheteria, devido ao grande sucesso de “Frozen“, ele afirmou “que não sofreu nenhum tipo de pressão e que pode fazer o filme do seu jeito”.

Durante a entrevista foi deixado bem claro por todos que eles buscaram “fazer uma história de fácil entendimento para todo o público” e “que buscaram com que a música fosse parte do filme e vice-versa”. Sobre as possíveis influências da Copa do Mundo no longa, Saldanha foi categórico ao afirmar  que nada foi feito pensando nisso, inclusive que a disputa entre araras azuis e vermelhas presentes no longa foi uma grande coincidência e que acabou lembrando a tradicional da festa de Parintins entre Caprichoso e Garantido.

Sobre os números musicais existentes no longa: “É tudo 100% inspiração brasileira”, disse Saldanha. “É um mix muito grande de influências de norte e nordeste. Toda a vez que o pessoal vê o filme, eu falo que a minha inspiração maior é baseada em coisas de Pernambuco, ciranda, carimbó, maracatu. Mas tem samba de roda e ciranda, as penas voando como saias das cirandeiras, por exemplo”.

Quando perguntados sobre o processo de criação das canções do longa, Mendes, Brown e Saldanha foram unanimes ao dizer “A gente começa em português tudo, e depois das aprovações do estúdio, a gente passa para a tradução em inglês, e a música é transformada em milhares de outras línguas. A verdadeira música original é daqui, nos Estados Unidos é apenas uma tradução”.

Ficou com vontade de conferir? Então assista ao trailer de “Rio 2” abaixo:

Sinopse: É uma selva lá fora para Blu, Jade e seus três filhos, em RIO 2, depois que eles deixam a cidade maravilhosa para se aventurar em uma viagem pelo Brasil até chegar na Amazônia, para uma reunião de família. Fora de casa, em um lugar desconhecido, Blu terá que enfrentar seu maior medo — seu sogro — enquanto procura escapar do plano de vingança de Nigel. Todos os personagens preferidos de RIO estão de volta, e agora, novas vozes e novos artistas integram o elenco.

Rio 2” está em cartaz em diversas salas de cinema do país, não perca tempo e assista a mais essa grande animação!