empire-outlander-jane-the-virgin

A janela de elegibilidade para a 67ª edição do Primetime Emmy Awards se encerrou no dia 31 de maio, o que quer dizer que qualquer coisa que tinha chance de receber uma indicação já foi ao ar. Ou seja, estamos na época perfeita para começar a especular sobre as séries e membros do elenco que merecem esse reconhecimento.

Cartas marcadas como Modern Family e Game of Thrones certamente estarão presentes, mas a temporada 2014-2015 foi pródiga em oferecer novas séries de destaque, que cativou a audiência e conquistou a crítica. Dramas, comédias, protagonistas e coadjuvantes, a lista abaixo mostra aqueles novatos que merecem ser indicados ao Emmy Awards 2015 (e, quem sabe, levar uma estatueta para casa.

Vale lembrar que a votação para os indicados ao Emmys 2015 começa no dia 15 de junho, e os indicados serão anunciados no dia 16 de julho. A premiação acontece no dia 20 de setembro.

Mas antes, vale dizer que tem duas exceções técnicas entre os ‘novatos’. Uma delas é The Walking Dead, mas apenas para os prêmios técnicos, e a outra é Amy Schumer, que já foi indicada como roteirista, mas nunca como atriz.

Sem qualquer ordem de importância, vamos lá:

 

Empire
(Melhor Série Dramática)

É ‘apenas’ a série mais vista de toda a temporada 2014-2015! E na primeira temporada. Motivos para isso não faltam: é muito bem escrita, com um elenco muito equilibrado, e com uma trama que tomou de assalto a audiência rapidamente. Taraji P. Henson tem tudo para ser indicada a Melhor Atriz em Drama, mas ver a série com uma indicação na categoria principal é a cereja do bolo para uma primeira temporada impressionante.

 

Viola Davis 
(Melhor Atriz em Série Dramática)

Viola Davis, meu amor, quero que você me pegue no colo, me jogue no solo e me faça mulher! Ela reinou absoluta na liderança do elenco de How to Get Away With Murder, compondo uma Annalise Keating forte, envolvente, sensível quando preciso, e implacável quando necessário. Vale lembrar que ela já tem duas indicações ao Oscar, e merece o prêmio por centrar em si um único assassinato ao longo de uma temporada inteira. Para mim, já levou o Emmy Awards 2015 nessa categoria, e com certa facilidade.

 

Matt Czuchry
(Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática)

Matt sempre foi um sólido coadjuvante em The Good Wife, mas na 6ª temporada, ele fez com que o seu Cary Agos se destacasse, com um plot muito bom que ajudou a fazer com que o seu talento se destacasse. O Emmy Awards sempre reconheceu a série, e esperamos que dessa vez o reconhecimento seja individual para esse ótimo ator.

 

Samira Wiley
(Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática)

Na segunda temporada de Orange is the New Black, Samira Wiley fez com que sua Poussey se destacasse diante das demais (sem trocadalhos, galera…), se tornando uma das favoritas da audiência. A luta de Poussey em impedir que sua melhor amiga Taystee se perdesse na vida fez com que Wiley mostrasse toda a sua capacidade de atuação. E o Emmy precisa reconhecer isso.

Bom, se o Emmy não reconhecer, pelo menos a Netflix já sacou que a personagem é excelente. A ponto de homenageá-la com esse maravilhoso vídeo com a versão da música de Valesca Popozuda (é muito amor, gente).

 

Outlander
(Melhor Série Dramática)

Pouco falamos dessa série, mas ela tem pelo menos um forte argumento para ser indicada ao Emmy Awards 2015: é considerada uma das séries mais viscerais da temporada. Caitriona Balfe, Sam Heughan e Tobinas Menzies ajudaram a engrandecer a produção, e seria legal ver o reconhecimento por um trabalho bem feito.

 

Freddie Highmore
(Melhor Ator em Série Dramática)

Vera Farmiga conseguiu a sua primeira indicação ao Emmy Awards em 2013 por Bates Motel, mas essa é uma série com dois protagonistas. A performance de Freddie Highmore na terceira temporada da série foi algo fenomenal, e se há uma hora certa para o Emmys reconhecer esse talento… essa é a hora!

 

Bellamy Young
(Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática)

Scandal não é uma série estranha ao Emmy Awards, mas Bellamy Young nunca foi indicada. Ela é uma das armas secretas das últimas temporadas,, o que explica porque Mellie vem ganhando um papel cada vez mais importante na trama. Já está na hora da Academia reconhecer isso.

 

The Walking Dead
(Melhor Série Dramática)

Apesar de muita gente discordar desse item, temos que lembrar que The Walking Dead vai para a sua 6ª temporada como a série mais popular da história da TV a cabo dos EUA, mas ainda não teve o reconhecimento disso. O drama do canal AMC bate recordes de audiência temporada após temporada, mesmo quando algumas temporadas nem merecessem tanto destaque assim.

Talvez The Walking Dead ainda seja ignorada porque Game of Thrones existe, e é indicada todos os anos. Mas quem sabe isso muda um pouco em 2015?

 

Amy Schumer
(Melhor Atriz em Série de Comédia)

Amy Schumer já foi indicada como roteirista em Melhor Programa de Variedades em 2014, mas parece que o mundo descobriu o seu Inside Amy Schumer, e todo o seu talento como atriz de comédia. Sua série rompe a bolha das regras de cultura pop, e só por isso já temos um motivo razoavelmente forte para que ela seja indicada.

 

Last Week Tonight with John Oliver
(Melhor Programa de Variedades)

Nenhum programa de variedades tomou de assalto a cultura pop na sua temporada de estreia como o Last Week Tonight with John Oliver. O programa da HBO combina de forma perfeita os pontos de vista de programas como The Daily Show e Colbert Report, adicionando o jornalismo investigativo, e dando um ar novo ao formato. John Oliver comenta os eventos mundiais com um tom unicamente ácido, que faz toda a diferença. E ele está bem de olho no Brasil, o que particularmente merece todo o meu respeito.

 

Gina Rodriguez
(Melhor Atriz em Série de Comédia)

Apesar de achar que menina Gina jamais chegaria lá, é fato consumado que ela venceu na mesma categoria no Globo de Ouro 2015. E isso aconteceu não apenas porque a imprensa estrangeira ama essa mulher, mas porque ela é a alma de Jane the Virgin. Se alguém no elenco dessa série merece ser indicada – até mesmo para tornar marcante e inesquecível essa primeira temporada -, esse alguém é Gina. Quem sabe ela repete o feito de America Ferrera com Ugly Betty?

 

Constanse Wu
(Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia)

Há quem diga que ela é a atriz principal de Fresh Off the Boat, mas tudo indica que a produção vai deixar todo mundo como coadjuvante mesmo. Dito isso, Wu conseguiu roubar praticamente todas as suas cenas da temporada, ajudando a série a ter o reconhecimento que garantiu a sua renovação. Ou seja, prestem atenção nela.