Gina_Rodriguez_Jane_the_Virgin_a_l

A Academia de Artes e Ciências Televisivas informa que as séries Jane the Virgin (CW), Glee (Fox) e Shameless (Showtime) são elegíveis para as categorias de comédia do Emmy Awards 2015.

Um comitê formado por nove especialistas definiu a elegibilidade dessas séries, algo que foi feito diante das mudanças das regras para o Emmy Awards 2015, que determinava que uma série dramática “era um programa com uma duração média de aproximadamente 60 minutos”, limitando as comédias como as produções com duração de até 30 minutos.

Com isso, Jane the Virgin, Glee e Shameless são as tais “exceções”, previstas pelos membros da Academia no anúncio das novas regras, e podem competir nas categorias de comédia. Em comunicado, o conselho informa que dois tercos dos votos dos painéis eram necessários para uma decisão favorável, e essas séries podem então competir em todas as categorias de comédia, inclusive as de atuação, roteiro e direção.

Nas primeiras temporadas Glee foi um forte candidato, com várias indicações. Jane Lynch, Neil Patrick Harris e Gwyneth Paltrow (esses dois últimos como elenco convidado) já levaram Emmys pela série, e nos últimos anos, Lynch e Dot Marie Jones receberam indicações.

Shameless rendeu indicações para Joan Cusack como atriz convidada, e para William H. Macy como ator principal em comédia.

Os indicados ao Primetime Emmy Awards 2015 (que acontece no dia 20 de setembro) serão anunciados no dia 16 de julho.

+info