Emmy-Awards-Statues-backstage

A Academia de Ciências e Artes Televisivas anunciou mudanças importantes nas regras do Emmy Awards 2015. Alguém lá decidiu trabalhar e definir questões que estavam promovendo uma série de interpretações nebulosas e ‘áreas cinzas’ nas elegibilidades das séries em suas categorias.

O objetivo é tornar o Emmy Awards uma premiação mais ajustada e atualizada ao cenário televisivo atual, além de ajustar os gêneros de séries televisivas para uma competição mais equilibrada nos aspectos técnicos, e mais transparente para o público, que nos últimos anos ficavam confusos sobre qual categoria uma série poderia ser indicada ou não.

Dito isso, vamos destacar as principais mudanças anunciadas hoje (20), que já estão valendo para o Emmy Awards 2015:

* A partir de 2015, para o Emmy Awards, uma comédia agora é definida como um programa com 30 minutos ou menos na grade de programação. Ou seja, as ‘dramédias’ como Orange Is the New Black e Shameless serão obrigadas a se inscreverem nas categorias de dramas.
* As categorias de séries de comédia e de drama passam a contar com sete indicados por categoria (antes eram seis indicados).
* Dramas e comédias são elegíveis quando suas temporadas contam com pelo menos seis episódios (ou seja, a temporada final de The Newsroom é elegível ao Emmys 2015).
* A categoria de minissérie não existe mais. Ela foi renomeada para Limited Series, que se define como ‘série com história completa e não recorrente’ (ou seja, que tem começo, meio e fim dentro da mesma temporada), que conte com pelo menos dois episódios, totalizando pelo menos 150 minutos em sua temporada (pelo menos dois episódios de 75 minutos cada). Essa medida segue a tendência cada vez mais crescente dos canais em oferecerem séries com arcos fechados, com temporada única (as ‘event series’).
* Ainda na nova categoria de Limited Series; as produções que entram nessa categoria ‘não podem repetir os seus plots ou personagens principais’ nas suas temporadas subsequentes.
* As categorias de programas de variedades foi dividas em duas categorias: talk show de variedades (que entra no evento principal da premiação), e programa de esquetes (que será premiada no Creative Arts Emmys).
* Para alguém ser indicado a melhor ator ou atriz convidado(a) nessas categorias, esse alguém precisa participar de, no máximo, 50% do dos episódios do programa em questão (séries de drama, comédia, programas especiais e limited series).

As novas regras já criam efeitos colaterais imediatos. Um exemplo rapidamente lembrado é o de Jane the Virgin (CW), que é claramente uma comédia, mas tem 60 minutos de duração. Talvez uma exceção possa ser aberta nesse caso – e, se for, só pode ser para que a série entre na disputa pelo prêmio de melhor série de comédia.

O Emmy Awards 2015 acontece no dia 20 de setembro (domingo), e será exibido nos EUA pela Fox.

+info