Primetime Emmy Awards  - Season 66

É hoje! A 66ª edição dos Primetime Emmy Awards será apresentada por Seth Meyers, que contará com a companhia dos mais populares astros da TV. Você pode até não achar, mas o Emmys 2014 é um pouco diferente dos anos anteriores. Categorias replanejadas, polêmicas sobre as escolhas em algumas categorias, e até um evento que acontece em uma segunda-feira.

Pois bem, esse post responde as seis perguntas sobre o Emmy Awards 2014 que muito provavelmente você quer saber, mas tem medo de perguntar (para não se passar por desinformado na roda de amigos, ou no grupo do WhatsApp).

 

1. Em uma segunda-feira? É mesmo?

Sim, mas nem sempre é assim. Tradicionalmente, o Emmy Awards acontecia no mês de setembro, mas em 2014, foi antecipado para não conflitar com o calendário da NFL (a NBC exibe o Sunday Night Football). Como esse ano o Emmy está na NBC (o evento se alterna entre os quatro grandes canais – ABC, CBS, NBC e Fox – a sua exibição) e eles não queriam perder a audiência do futebol americano, a mudança foi feita. Além disso, o MTV Video Music Awards realizado ontem (24) forçou a NBC a marcar a premiação para uma segunda-feira. A última vez que o Emmy foi exibido em uma segunda foi em 2006.

 

2. Mais categorias? De novo?

A evolução da TV fez com que a premiação se adaptasse aos novos tempos. As categorias de minissérie e telefilme voltam a se separar (no passado, eram completamente separadas; agora, categorias de elenco ainda permanecem juntas), e as categorias de realitys também foram divididas (em realitys estruturados, como são os reality competitions, e os realitys não estruturados), dando chances maiores à produções que são realitys “de verdade” a ganharem uma estatueta.

 

3. Então… esse processo de votação realmente funciona?

As cédulas são enviadas para todos os membros da Academia de Artes e Ciências Televisivas, que escolhem os indicados, que depois são anunciados. Depois, cada membro vota nos vencedores de até cinco categorias, mas nos prêmios individuais, cada membro só pode votar na sua categoria (ator vota em ator, diretor vota em diretor, etc). Saberemos se funciona ou não se Julia Louis-Dreyfus vencer o prêmio de melhor atriz em comédia mais tarde.

 

4. De onde vieram essas categorias?

Até a quarta edição do Emmy Awards, não existiam as indicações por categorias em nível nacional. Antes de 1952, apenas os programas produzidos na área de Los Angeles podiam ser indicados. Desde então, novas categorias surgiram, inclusive as técnicas (figurino, cabelo, maquiagem, iluminação, design, etc), acompanhando a evolução da TV. Não existe uma regra ou critério que define algumas categorias, de modo que nos últimos anos surgiram algumas controvérsias nas indicações. Por exemplo, muita gente não considera Orange is the New Black (Netflix) uma comédia, ou True Detective (HBO) uma série dramática de temporada regular (mas sim uma minissérie, com histórias fechadas em cada temporada, tal como acontece com American Horror Story).

 

5. O formato do Emmy Awards sempre foi esse que conhecemos hoje?

Não. Na 17ª edição da premiação (1965), eles mudaram um pouco as regras do jogo. As categorias foram divididas em quatro grandes competições, reduzindo consideravelmente em relação às 20 categorias do ano anterior. Eles testaram essa estrutura por um ano, mas voltaram ao formato tradicional, com várias categorias. Com exceção das categorias menores, a estrutura da premiação tem se mantido a mesma. Aliás, são mais de 90 categorias premiadas no Emmy Awards 2014.

 

6. Como é feita a escolha do apresentador do Emmy Awards?

Depende do canal que vai exibir o evento naquele ano. Em 2014, Seth Meyers foi uma escolha lógica, para repetir a bem sucedida experiência feita com Jimmy Fallon, que comandava o Late Night na NBC (hoje, comandado por Meyers), e após apresentar a última edição do Emmys no canal do pavão, teve um grande aumento de audiência do seu programa. Na verdade, Meyers ficará pouco tempo no palco. Todas as suas intervenções ocupam no máximo 15 minutos das três horas de premiação.

Os motivos das escolhas de apresentadores do Emmy podem variar. Ano passado (2013), Neil Patrick Harris foi escolhido como apresentador porque ele é um nome forte do entretenimento – e porque How I Met Your Mother ainda estava no ar na CBS. Em 2012, a ABC escolheu Jimmy Kimmel, por conta do seu ótimo talk show. Em 2011, a NBC escolheu Jimmy Fallon, pelos motivos já explicados nesse post. E teve um ano que a Fox convocou Ryan Seacrest como host, por conta do sucesso de American Idol.