modern-family-season-5

Modern Family (ABC), pela quinta vez em cinco anos, foi eleita a Melhor Série de Comédia do Emmy Awards 2014, realizado ontem (25), nos Estados Unidos. Tem muita gente que está insatisfeita com isso, e esse post tem como objetivo “discutir a relação” com os descontentes. Vamos procurar entender por que a série venceu de novo, e explicar (ou pelo menos tentar) que a série não tem culpa de ganhar. Aliás, se existem culpados, eles são bem evidentes: os votantes do Emmy Awards.

Não há nenhuma injustiça no fato de Modern Family vencer o quinto Emmy de melhor comédia da temporada em cinco anos. Eu sei que tem muita gente que não vai com a cara da série, ou que já se cansou da produção apenas pelo fato de ganhar todo ano aquela que é considerada a maior premiação da TV norte-americana. De novo: não é culpa da série se ela faz “o simples bem feito”. Eu mesmo achei a temporada excelente, mesmo com alguns afirmando que a mesma foi mediana.

Então… para começar, o Emmy Awards não elege temporadas. As séries são eleitas a partir de episódios designados, as chamadas “Emmy tapes” (que hoje não são mais tapes – de fitas VHS -, mas sim DVDs). Logo, a percepção que um votante do Emmy Awards possui não é a mesma que a sua, que viu uma temporada inteira.

Partindo desse ponto, posso afirmar que episódios como ‘Las Vegas’, ‘Austrália’ e ‘The Wedding (Partes 1 e 2)’ são excelentes, dignos de vencerem o Emmy Awards. O que torna a escolha até compreensível.

Também é preciso observar um diferencial que está muito claro na proposta da série: Modern Family é o tipo de produção que alcança qualquer pessoa. É a série “para todas as idades”, sem trabalhar com nichos específicos, sem utilizar de linguagem rebuscada, plot twists mirabolantes ou tramas complexas. Faz o simples. Mais: apresentam situações que a grande maioria das pessoas se identificam rapidamente.

Ou seja… é a clássica “comédia de situação”, sem ter a claque da sitcom do passado. E está na cara que os votantes do Emmy Awards adoram isso.

Jay-Ed-ONeill-Gloria-Sofia-Vergara-Lily-Aubrey

Mas o principal problema está nos critérios que fazem Modern Family vencer o Emmy Awards de melhor série de comédia. Na verdade, é um único critério: os votantes da Academia de Ciências e Artes Televisivas “irem com a cara de uma série”. E não mudar isso.

Nesse ponto, estou do lado de quem detestou a vitória de Modern Family, e mesmo assim, a culpa não é da série, e sim, de quem vota. De tempos em tempos, os votantes do Emmy Awards acabam simpatizando com uma determinada série, e acaba elegendo essa série de forma consecutiva, por várias temporadas. Exemplos clássicos? Vamos lá: The Dick Van Dyke Show (3 vezes), All in the Family (3 vezes), The Mary Tyler Moore Show (3 vezes), Taxi (3 vezes), Fraiser (5 vezes), 30 Rock (3 vezes) e agora, Modern Family (5 vezes).

Curiosamente, as séries citadas antes de Modern Family tiveram suas sequências de vitórias interrompidas quando algo muito diferente apareceu na TV, seja na proposta geral de série ou no conceito de produção.

O que torna a situação mais crítica dessa vez é que séries muito diferentes já aparecem para tomar o trono de Modern Family, mas os votantes da Academia não olham para os lados. Veep, Orange is the New Black e até mesmo Louie (todo mundo sabe o que eu penso de Louis C.K.) já poderiam ter levado esse Emmy, inclusive em 2014. Mas a impressão que dá é que existe uma grande dose de preguiça, má vontade, conservadorismo, ou qualquer outra coisa que denote uma boa dose de desprezo ao novo, vindo de uma Academia que está cada vez mais velha e parada no tempo.

Aliás, a necessidade de alternância entre os vencedores (cito o caso de Modern Family por ser o mais gritante, mas mais uma vez, o Emmy Awards 2014 foi conservador em suas escolhas) não só serve para estimular a produção e competição entre os canais, mas principalmente para despertar o interesse do telespectador pela própria premiação. Ano após ano, o Emmy Awards sofre quedas consecutivas de audiência, e um dos motivos é o fato da premiação ser algo previsível. Muita gente ontem foi dormir sabendo que séries como Modern Family e Breaking Bad levariam os prêmios principais.

Ou seja, pela sua própria sobrevivência, os votantes do Emmy precisam fazer a roda do mundo girar, e mudar os critérios de escolha.

modern-family-wedding-cam-mitch

Para concluir, amigo leitor: eu entendo você. Você, que ficou amaldiçoando Modern Family por vencer de novo o Emmy Awards. Honestamente, dei risada do #mimimi de muita gente, mas sou suspeito para falar. Eu adoro a “Família Moderna”, pois me identifico com a série, com a proposta que eles entregam, e simplesmente me divirto em ver as situações familiares retratadas na TV.

Porém, também compreendo que outras séries precisam ter a chance de serem reconhecidas. Porque o novo deve vir. E tem série nova muito boa por aí que merece o reconhecimento. Sem falar que o Emmy Awards precisa se reciclar. Com urgência.