Modern Family
Canal: ABC
Gênero: Comédia
Temporada: 01
Indicações: 14 (melhor direção de arte, melhor elenco de série de comédia, melhor direção, melhor edição – duas indicações, melhor mixagem de som, melhor roteiro, melhor ator convidado de série de comédia – para Fred Willard, melhor atriz coadjuvante de série de comédia – para Julie Bowen e Sofía Vergara, melhor ator coadjuvante de série de comédia – para Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet e Ty Burrell, e melhor série de comédia).

Modern Family foi a grande série nova de 2009/2010. Para muitos, veio como uma grata surpresa na área de série cômica, com uma ideia diferente, dentro de um conceito de sucesso – o mockumentary. Apresentar três famílias bem diferentes, mas que são a mesma família, já era uma grande sacada. Porém, eles foram além disso ao longo dos episódios, com argumentos simples, mas apresentados de forma muito engraçada e criativa. Todos atores do elenco vão muito bem em seus papéis, tornando seus personagens importantes para a trama como um todo. E a consequência disso foi que tivemos uma primeira temporada muito boa e muito nivelada. É difícil lembrar de um episódio ruim de Modern Family neste ano. Mesmo porque, provavelmente, não tivemos episódios ruins.

Deve vencer o Emmy porque… merece. Para muitos, é a única série que pode destronar o reinado de 30 Rock nos últimos anos no Emmy. Tudo está no lugar certo, funcionando de forma perfeita, em termos de elenco, produção, edição, direção e roteiro. É fato que a série ganha como melhor ator coadjuvante de comédia, e Sofía Vergara pode surpreender como atriz coadjuvante. A vitória de Modern Family seria a consagração de uma série que acertou em cheio, logo de cara.

Pode perder o Emmy porque… não podemos tirar os méritos de 30 Rock de uma hora para outra, e nem podemos achar que será fácil derrotar todo o hype que Glee tem. Estas duas séries conquistaram público e crítica suficientes para ofuscar a trajetória do clã dos Prickett em conquistar as estatuetas.