Normalmente, quando uma série dramática chama um ator, ou uma atriz para algum episódio, é para emocionar o público. E as indicadas à categoria de Melhor Atriz Convidada de Série Dramática para o Emmy 2010 são excelentes exemplos disso. Todas elas, ao seu jeito, trouxeram emoção à tela.

Mary Kay Place (Adaleen Grant, Big Love, HBO)

É bem conhecida do meio de Hollywood, mas mais pelas suas atuações em trabalhos de comédia. Ganhou o Emmy de Melhor Atriz Coajuvante de Série de Comédia em 1977 pelo seu papel na série Mary Hartman, Mary Hartman, atuou como roteirista de séries como The Mary Tyler Moor Show e M.A.S.H., e já dirigiu episódios de Friends.

Deve vencer o Emmy porque… esta indicação mostra a sua versatilidade como atriz, além do que o papel dela em Big Love ajuda.

Pode perder o Emmy porque… existem indicadas tão boas quanto ela este ano. Pode carregar a estigma de que “quem faz comédia não pode vencer em um papel de drama”.

Sissy Spacek (Marilyn Denshan, Big Love, HBO)

Mais um grande nome do mundo do cinema que dá a suas voltas no mundo das séries. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1980, pelo filme Coal Mine’s Daughter, deu o sofrimento e dramaticidade necessárias para fazer uma Marilyn Denshan convincente.

Deve vencer o Emmy porque… é um nome importante dentro das indicadas, e sua atuação foi bem elogiada. Mais uma indicada HBO, e isso pode ajudar.

Pode perder o Emmy porque… já dissemos isso antes: é uma categoria nivelada. Muitos favoritos, com muitas atuações boas. Além disso, o Emmy pode preferir alguém que já seja do meio das séries, ou que já esteja em visibilidade, por ter atuado em séries nas temporadas anteriores.

Shirley Jones (Lola Zellman, The Cleaner, A&E)

É uma das mais faladas dos últimos tempos, mesmo sendo de uma série que quase ninguém vê. Rapidamente: The Cleaner é um drama do A&E que está na sua segunda temporada, e conta a história de um ex viciado em drogas que “fez um acordo com Deus”, pedindo uma segunda chance para, em troca, ajudar outras pessoas a se livrarem das drogas e do álcool. Na série, Shirley fez uma divertida, sexy e emocionante Lola Zellman aos 75 anos de idade, chamando a atenção de muitos para a série.

Deve vencer o Emmy porque… seu personagem cativou a todos, e sua performance foi impecável, fazendo o telespectador rir e chorar pela graciosidade das expressões, pelo olhar e pela forma de se expressar no “jeito perua de ser”. É uma forte candidata.

Pode perder o Emmy porque… mesmo com tudo isso, a categoria é nivelada, com indicadas com aspectos especiais, ao seu jeito. E isso porque não cito o fator “Lost está na sua última temporada”, que está presente em várias categorias do Emmy 2010. Inclusive nessa.

Lily Tomlin (Marilyn Tobin, Damages, FX)

Outro nome de muito respeito em Hollywood, e em vários setores ligados ao entretenimento. Já venceu o Tony Awards, Grammy Awards, o próprio Emmy Awards, já teve indicação ao Emmy, e ultimamente, esteve bem ativa no meio televisivo, sendo também convidada na série Desperate Housewives. Sua participação em Damages é notável, logo, indicação mais do que merecida.

Deve vencer o Emmy porque… é um nome de respeito, teve uma atuação muito consistente, e seria um dos prêmios bem merecidos para uma série que, infelizmente, foi cancelada.

Pode perder o Emmy porque… caso você não saiba, este pode ser o quinto prêmio Emmy para Lily. Tudo bem que este pode ser o primeiro Emmy como atriz (os outros foram na parte de produção e roteiro), mas já há um “pé atrás” de alguns votantes para este fator.

Ann-Margret (Rita Wills, Law & Order: Special Victims Unit, NBC)

Outra veterana de Hollywood e com uma carreira de muito respeito. Vencedora de 5 prêmios Golden Globe e indicada por diversas vezes para o Grammy Awards, Academy Awards e Emmy Awards, é um nome que, apesar de estar sumido do grande público, sempre traz a credibilidade de boas atuações. Fazia um bom tempo que não aparecia em séries de TV (últimas aparições: Popular, 2000 e Third Watch, 2003), mas agora, além de sua partipação em Law & Order: SVU, também esteve recentemente em Army Wives.

Pode vencer o Emmy porque… Law & Order: SVU é uma série que já conduziu convidados ao Emmy pelas suas atuações (vide Robin Williams). Por isso, as chances dela são muito boas.

Deve perder o Emmy porque… é uma das “menos favoritas” na categoria. Na lista, há personagens mais marcantes, e atuações mais destacadas.

Elizabeth Mitchell (Juliet Burke, Lost, ABC)

A “caçula” entre as indicadas (já que todas as outras passam da casa dos 60… com todo respeito, mas é um fato) arranjou um tempinho entre lidar com um filho mala sem alça e caçar alienígenas em “V” para dar o toque de emoção ao episodio final de Lost. O re-encontro de Juliet e Sawyer foi um dos momentos mais comentados do final da série, e isso a conduziu à sua indicação ao Emmy Awards.

Deve vencer o Emmy porque… pegou de assalto muitos fãs de Lost pelo fator emocional. Além disso, entra na regra “é o último ano de Lost, logo, vamos homenagear”, que é inevitável quando uma grande série chega ao fim.

Pode perder o Emmy porque…
outras indicadas tiveram atuações mais destacadas e importantes do que a dela nas suas respectivas séries. Muitos acreditam que ela é uma das mais apagadas das indicadas, se colocar em um paralelo frio e calculista do histórico de todas as outras indicadas.