A categoria com faixa etária mais alta do Emmy 2010 é uma das mais esperadas, pelos nomes de suas indicadas, e pelo equilíbrio delas. Todas podem vencer, por diversos motivos: seja por cantar e dançar, seja porque uma das indicadas carrega todas as indicações de sua série, ou até mesmo porque pode coroar o ano de uma delas. Conheça as indicadas.

Christine Baranski (Beverly Hofstadter, The Big Bang Theory, CBS)

A mãe do Leonard foi uma das boas coisas desta temporada da série dos nerds. Christine passa por um grande ano, não só pela indicação em The Big Bang Theory, mas também pela sua performance em The Good Wife (CBS), que lhe rendeu a segunda indicação. Aqui, indicação mais que merecida: personagem ácido, divertido, irônico. Seria a mãe perfeita pra Sheldon.

Deve vencer o Emmy porque… ela compôs bem o personagem, mesmo sendo apenas uma convidada, e isso é para poucos. Muita gente se lembra da bebedeira homérica dela com Penny, e é um dos melhores episódios da temporada.

Pode perder o Emmy porque… a categoria está muito bem nivelada. Outras indicadas, por outros motivos, acabam sendo tão favoritas quanto, ou até mais, em virtude da visibilidade e do quão importante este convidado foi para a série. Em outros casos, foram sim mais importantes que a mãe do Leonard.

Kathryn Joosten (Karen McCluskey, Desperate Housewives, ABC)

Uma das coisas que você não sabe sobre a Sra. Kathryn Joosten, é que ela começou a sua carreira aos 42 anos de idade, coisa que é pouco convencional no mundo dos atores. Ela simplesmente tomou algumas aulas de interpretação em Chicago, e mandou ver. Outra coisa que você não se lembra é que ela foi personagem recorrente em The West Wing, além de já ter trabalhado como enfermeira psiquiatra em Chicago.

Deve vencer o Emmy porque… acreditem, se quiser, ela é a única indicada neste ano de Desperate Housewives. Ou seja, carrega a série nas costas. Além disso, nesta temporada, a sua personagem descobriu o amor aos 70 anos de idade, teve um câncer e se curou. Isso tudo acaba comovendo votantes do Emmy e telespectadores.

Pode perder o Emmy porque…
a série onde ela está não ajuda. Desperate Housewives perdeu muita visibilidade nos últimos anos, e isso vai atrapalhar um bocado. Além disso, outras indicadas, com papéis mais memoráveis, contam com mais chances de vencer.

Kristin Chenoweeth (April Rhodes, Glee, Fox)

É um talento completo. Atriz, estrela da Broadway, cantora e autora. Não há nada que Chenoweeth não possa fazer no mundo do entretenimento. Uma coisa que você não sabe dela: ela fez uma peça na Broadway chamada You’re a Good Man, Charlie Brown. Isso mesmo, uma peça baseada no desenho do cachorro Snoopy, fazendo o papel da irmã de Charlie Brown, Sally. Na TV, fez The West Wing e Pushing Daisies. Venceu o Emmy de melhor atriz coadjuvante no ano passado.

Deve vencer o Emmy porque… April Rhodes foi um dos grandes trunfos de Glee nesta temporada. Elevou o nível musical da série, e nos dois episódios em que ela esteve presente, mostrou todo o seu talento e habilidades, emocionando a todos. É a favorita a levar o Emmy nesta categoria.

Pode perder o Emmy porque… nunca podemos descartar que Tina Fey, a favorita do mundo da TV, e Betty White, a atriz mais amada do público norte-americano, estão nesta categoria. Ou seja, se ela perder, pode perder para um gênio do mundo da televisão, ou para uma lenda da TV que está em alta. Vai depender pra que lado os votantes vão jogar este prêmio.

Jane Lynch (Dra. Linda Freeman, Two And a Half Men, CBS)

Outra atriz que está com um grande ano. Já era um nome de muito prestígio na TV, com participações em The L Word e Party Down, e até mesmo pelas presenças em Boston Legal e em Two And a Half Men. Mas, neste ano, com Glee, ela foi catapultada para o status de ser um dos nomes mais citados da mídia no ano. E, neste personagem da série de Charlie Harper e sua família, sempre traz muitas risadas ao público, sendo uma psicóloga irônica e sarcástica. A ponto de deixar Charlie desconcertado.

Deve vencer o Emmy porque… o personagem é hilário, e sempre adiciona muito à série, mesmo sendo uma série que não tem uma continuidade regular, como é Two And a Half Men. Sempre tem destaque de público e crítica quando aparece na série de Chuck Lorre.

Pode perder o Emmy porque… outras indicadas, neste ano, estão mais marcadas na mente dos votantes do que Jane Lynch. Ela tem suas chances, mas fica complicado vencer quando você concorre com os nomes que já estão na lista.



Tina Fey (Host, Saturday Night Live, NBC)

Já dissemos isso aqui no blog: Tina Fey é o máximo! O legado que ela deixou no Saturday Night Live perdura até hoje, e mesmo quando ela não está mais no elenco do programa, ela continua fazendo história, com uma ideia simples, mas genial: colocar um óculos e arrumar o cabelo de forma chique. A sua paródia de Sarah Palin é um dos momentos históricos da TV, que levou 1 ano e meio para ser superado, mas disso, falamos mais pra frente.

Deve vencer o Emmy porque… é a queridinha dos votantes ao Emmy. Um talento como o de Tina deve ser premiado sempre. A sua Sarah Palin fez com que a derrota de Joe Biden contra Barack Obama fosse menos acachapante, além de ser um dos momentos mais importantes da TV em 2008. E, mesmo que estejamos falando da temporada 2009/2010 na TV, Tina repetiu o papel no show. Logo, está valendo.

Pode perder o Emmy porque… a concorrência é dura. Chenoweeth cantando e dançando na série mais popular dos Estados Unidos, e Betty White com meio milhão de pessoas pedindo por ela no mesmo Saturday Night Live, são duas grandes pedras nas chances de Tina levar o Emmy pra casa.

Elaine Stritch (Colleen Donaghy, 30 Rock, NBC)

Muito popular nos Estados Unidos, Elaine Stritch é outra daquelas lendas da TV. De mais conhecido, ela fez Coccon: O Regresso, teve participações em 3rd Rock From The Sun e Monster-in-Law. Ser a mãe de Jack Donaghy tem suas vantagens: ela é a única mulher que consegue deixar o vice presidente da East Coast Television e do programa de microondas da General Electric totalmente desconcertado, mais do que qualquer interesse amoroso dele. E, de quebra, é uma das grandes amigas de Liz Lemon. Isso é ter poder!

Deve vencer o Emmy porque… neste ano, seu personagem participou de um excelente episódio de Dia das Mães de 30 Rock. Tem o carisma do público e o respeito dos votantes. Suas aparições anteriores na série são memoráveis, e isso vai contar a favor dela na hora da decisão.

Pode perder o Emmy porque… temos a concorrência. Concorrentes na categoria com tanto ou mais destaque do que ela em seus trabalhos. Chenoweeth, Fey e White são adversárias duras de se bater.

Betty White (Host, Saturday Night Live, NBC)

O ano é dela. É hoje a atriz mais amada dos EUA, e toda a visibilidade que ela teve este ano nada mais é do que uma série de grandes homenagens a tudo o que ela ainda representa para a TV e para, pelo menos, 7 gerações de telespectadores (ela tem mais de 60 anos de carreira). É o nome com maior visibilidade da lista hoje, e se vencer, terá um ano considerado perfeito.

Deve vencer o Emmy porque… ela é a grande causa do SNL voltar ao topo. Ela deu ao programa a maior audiência desde Tina Fey como Sarah Palin, teve mais audiência do que os Playoffs da NBA naquela noite, mostrou disposição para atuar no programa de 1h30 ao vivo, e está sendo a salvação da lavoura em Hot In Cleveland. Vencer este Emmy é o prêmio pelo fantástico ano.

Pode perder o Emmy porque… alguns críticos e votantes (com muito dor de cotovelo, a se registrar) já se cansaram da super exposição de White na mídia. Além disso, a concorrência é dura: Chenoweeth e Fey, pela idade, oferecem mais possibilidades de versatilidade nas suas performances. Já Betty White é a gracinha de sempre… e nem todo mundo gosta disso. Estranhamente.