Mais uma das categorias das mais aguardadas do Emmy 2010. Neste ano, tivemos as mesmas atuações notáveis, algumas surpresas entre os indicados, e alguns indicados que contam não só com a simpatia do público, mas também com uma proximidade pessoal, por causa de suas atuações e pelos seus dramas pessoas. Dentro e fora da tela. Vamos conhecer os indicados.

Bryan Cranston (Walter White, Breaking Bad, AMC)

Bryan Cranston é, hoje, um dos atores mais respeitados de Hollywood, em virtude do seu nível de entrega na composição do personagem Walter White, e conta com uma história bem peculiar no mundo do cinema e da TV. Cranston é um daqueles casos que se destacou tanto por causa das comédias feitas, quanto pelos dramas em que participou. Exemplos: no cinema, esteve em The Wonders – O Sonho Não Acabou e O Resgate do Soldado Ryan. Na TV, tem passagens em CHiPs, Assassinato Por Escrito, Baywatch, L.A. Law, Power Rangers (como dublagem), Walker Texas Ranger, Seinfeld, O Toque de um Anjo, Babylon 5, Arquivo X, Chicago Hope, 3rd Rock From The Sun e The King Of Queens, até chegar no seu grande sucesso, Malcolm in the Middle, onde ficou até 2006. Nesse meio tempo, apareceu nas animações da Fox e em How I Met Your Mother, até chegar em Breaking Bad.

Deve vencer o Emmy porque… é o favorito máximo da categoria. Tem o papel mais difícil de se fazer entre todos os indicados, e sua atuação em Breaking Bad é soberba. Além disso, é o vencedor dos últimos dois anos, além de ter vencido a maior parte das premiações pelo qual foi indicado ao papel. Vencer mais um ano seria mais do que natural.

Pode perder o Emmy porque… neste ano, já perdeu o SAG 2010 para Michael C. Hall. Não que isso possa ser fator determinante, mas pode ser algo para incomodar. Além disso, não podemos nos esquecer que Matthew Fox vem com Lost na sua temporada final, que o próprio Michael C. Hall vem com uma ótima temporada de Dexter, e que Hugh Laurie vem com uma premiere de House espetacular.

Michael C. Hall (Dexter Morgan, Dexter, Showtime)

Michael C. Hall é um dos preferidos dos ouvintes/leitores do Spin-Off, e não é à toa. Fez poucas coisas na TV, mas o que fez, merece todo o destaque. Emocionou à todos na pele de David Fisher em Six Feet Under, conquistando público e crítica na série da HBO, e compõe um Dexter Morgan que acabou caindo na simpatia de todos. E esta identificação se tornou ainda maior com o anúncio de seu câncer (síndrome de Hodgkins), no final do ano passado. Além de, obviamente, ser um excelente ator.

Deve vencer o Emmy porque… afora a sua atuação que foi excelente (e vamos aqui ignorar completamente que ele atuou em boa parte da quarta temporada já em tratamento), foi muito ajudado pela atuação de John Lithgow. Já venceu o SAG 2010, o que é um bom sinal para o Emmy. Conta com a simpatia e respeito dos votantes a ponto de levar a estatueta.

Pode perder o Emmy porque… não dá para ignorar que Bryan Cranston, bi-campeão da categoria, é um fortíssimo indicado. Muito menos que temos Hugh Laurie na parada. Como em todos os anos, para C.Hall vencer, será uma parada duríssima.



Kyle Chandler (Eric Taylor, Friady Night Lights, DirecTV 101/NBC)

Kyle Chandler é um daqueles atores que, o que faz na TV, faz bem feito, tanto que é um daqueles atores que, mesmo quando atua como ator convidado, sempre acaba sendo indicado a alguma coisa. Na TV, apareceu para o grande público com a ótima série Early Edition. Teve passagens por What About Joan e The Lyon’s Den, e foi indicado pela participação especial em Grey’s Anatomy. Até assumir o cargo de “Coach” no Dillon Panters.

Deve vencer o Emmy porque… é um dos grandes motivos de Friday Night Lights contar com fãs tão fiéis. Todos se simpatizam com o treinador Eric Taylor, e ele está sendo (felizmente) indicado antes que a série chegue ao seu final. Talvez seja a hora de receber uma homenagem por isso, e consagrar de vez FNL como a mais bem sucedida série esportiva de todos os tempos.

Pode perder o Emmy porque… não é um dos favoritos da categoria. A indicação já é um baita de um prêmio para Chandler. Outros indicados contam com atuações mais marcantes que a dele. Caso Kyle vença, será uma das maiores surpresas do Emmy 2010.

Hugh Laurie (Dr. Gregory House, House, M.D., Fox)

Hugh Laurie e mais um dos atores que é bem querido pelos leitores/ouvintes do Spin-Off, e que conta com uma carreira muito consistente, com bons trabalhos e importantes participações. Já esteve em 101 Dálmatas, Friends, O Homem da Máscara de Ferro, O Pequeno Stuart Little, Family Guy, Stuart Little 2 e 3, já apresentou duas vezes o Saturday Night Live e Monstros vs Alienígenas, e está clinicando como Gregory House desde 2004.

Deve vencer o Emmy porque…
Laurie protagonizou um dos melhores episódios da TV em 2009/2010. “Broken” foi um episódio espetacular, e a atuação de Hugh Laurie foi soberba. Foi indicado por este episódio, e isso já o torna um fortíssimo candidato. Depois de 4 indicações, sem vencer, parecer que o momento chegou. E é melhor a vitória vir, antes que a série acabe.

Pode perder o Emmy porque… Bryan Cranston está aí, e não com apenas um episódio, e sim, com uma temporada inteira. Cranston tem sido a grande pedra no sapato de Laurie na categoria, e pode acontecer de novo neste ano.

Matthew Fox (Jack Shephard, Lost, ABC)

Matthew Fox é um ator que até tinha uma carreira consistente, com trabalhos interessantes, mas precisava de um trabalho definitivo, ou algo que o colocasse no nível de estrela de destaque. E isso veio com Lost. Antes disso, fez participações em Wings, MADtv e Haunted, e até então, ou seu trabalho de maior destaque foi em Party Of Five, onde ficou as 6 temporadas da série, mas dividindo a atenção com os outros irmãos do quinteto. Destaque mesmo veio na pele de Jack Shephard, em Lost. Em virtude da série da ABC, fez o “corredor X”, em Speed Racer.

Deve vencer o Emmy porque… é a temporada final de Lost, e a série deve ser homenageada de alguma forma. Além disso, nessa temporada, Matthew Fox fez aquilo que sabe fazer de melhor: emocionar as pessoas, e isso ficou evidente em The End. Ao longo de toda a série, foi indicado para diversos prêmios, mas sempre venceu nos prêmios de votação popular, e do sindicato dos atores. Falta ainda o prêmio maior da crítica.

Pode perder o Emmy porque… apesar de ser um favorito natural por ser o protagonista de Lost na temporada final, outros indicados, com personagens mais completos e bem construídos ao longo das temporadas. Não são todos que se simpatizam com a interpretação de Fox, e isso pode prejudicá-lo.

Jon Hamm (Don Draper, Mad Men, AMC)

Jon Hamm hoje é um ator consagrado e muito respeitado em Hollywood. E, graças à Mad Men, colecionou trabalhos na TV e no cinema entre 2009 e 2010. Na TV, esteve antes em Providence, The Trouble With Normal, Point Pleasant, Charmed, The Unit, What About Brian, Numb3rs, The Sarah Silverman Program e 30 Rock (pelo qual está indicado ao Emmy 2010, como melhor ator convidado de comédia). E, em 2010, além de fazer Mad Men, teve tempinho para estar na adaptação para o cinema de Esquadrão Classe-A.

Deve vencer o Emmy porque… está na hora. Já venceu um Golden Globe Awards e dos prêmios SAG no papel de Don Draper. Ainda falta o Emmy para a coleção estar completa. Batendo na trave por três vezes, pode ser que o ano de levar a estatueta para casa seja este ano de 2010.

Pode perder o Emmy porque… Bryan Cranston está indicado novamente, e isso é uma grande pedra no sapato de Hamm. Por mais carismático que Don Draper seja, é muito difícil bater um professor com câncer que produz metanfetamina com um adolescente drogado.