Lost
Canal: ABC
Gênero: Drama
Temporada: 06
Indicações: 12 (melhor direção de arte, melhor direção de série dramática, melhor edição de série dramática, melhor composição musical de série dramática – trilha sonora original, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor roteiro, melhor atriz convidada de série dramática – para Elizabeth Mitchell, melhor ator coadjuvante de série dramática – para Michael Emerson e Terry O’Quinn, melhor ator de série dramática – para Matthew Fox, e melhor série dramática.

Lost é outra série que chega ao seu final, e ajuda a encerrar um importante capítulo na história da TV, pois é a primeira grande série da primeira “geração Internet” e, por causa dela, milhões de pessoas foram apresentadas ao mundo das séries da TV. Poucas séries na história motivaram tanto as pessoas a opinarem sobre seus rumos, e o sucesso da série foi justamente despertar a discussão entre seus fãs, e no terreno de maior replicação do momento: a internet. Entra na história como uma série única, um produto diferenciado, que marcará época. Mesmo tendo uma temporada final que dividiu opiniões de forma tão incisiva.

Deve vencer o Emmy porque…
é comum que a academia preste as suas últimas homenagens à uma grande série que esteja se despedindo da TV. No caso de Lost, vai além, pois é uma série acolhida por uma legião de fãs considerável, e agradar telespectadores é uma ótima forma de dizer: “assistam mais TV aberta”. Nas categorias técnicas, como edição e trilha sonora original, as chances são enormes. Como ator coadjuvante, é prêmio certo. Como melhor série, tem boas chances.

Pode perder o Emmy porque… hoje, existem séries com histórias mais bem construídas e produções com um acabamento mais detalhista do que Lost. Prova disso é Mad Men, que vem vencendo nos últimos anos. Além disso, Matthew Fox e Elizabeth Mitchell tem adversários que estão melhores cotados para vencer. Por fim, ter uma audiência de 13 milhões na Series Finale, por mais que digam que muita gente se reuniu em casas para assistir, não era algo que a ABC esperava, e, para muitos, a série simplesmente se perdeu do seu objetivo inicial. E isso pode manchar um pouco a série na hora da votação.