Glee
Canal: Fox
Gênero: Comédia
Temporada: 01
Indicações: 19 (melhor direção de arte, melhor elenco de série de comédia, melhor figurino, melhor direção de série de comédia – duas indicações, melhor cabelo – duas indicações, melhor maquiagem – duas indicações, melhor roteiro, melhor mixagem de som, melhor ator convidado de série de comédia – para Neil Patrick Harris e Mike O’Malley, melhor atriz convidada de série de comédia – para Kristin Chenoweeth, melhor atriz coadjuvante de série de comédia – para Jane Lynch, melhor ator coadjuvante de comédia – para Chris Colfer, melhor atriz de série de comédia – para Lea Michelle, melhor ator de série de comédia – para Matthew Morrison, e melhor série de comédia).

Glee foi o megahit da temporada 2009/2010. A série roubou de assalto o público jovem norte-americano, se estabeleceu como o principal produto de comédia da Fox, colocou mais de 40 músicas no Top 100 da Billboard, e venceu todas as premiações possíveis desde o seu lançamento. É um fenômeno cultural que vemos na TV de tempos em tempos, e podemos dizer que é a série que começa uma nova fase na TV, de uma audiência que foi preparada para a série com 9 anos de American Idol. Colocou Sue Sylvester no Trending Topics, revelou diversos talentos para TV, e se estabeleceu como a primeira série musical da história a efetivamente dar certo na televisão. O que falta para a maior aposta da Fox da temporada? O Emmy Awards.

Deve vencer o Emmy porque… é o favorito natural das categorias onde está indicada, e é um dos mais fortes candidatos a fazer uma “rapa” de Emmys na noite de hoje. É a outra série que pode acabar com o reinado de 30 Rock na categoria de comédia. Conquistou a simpatia da crítica, e ao vencer o TCA Awards 2010 de melhor comédia de 2010, se credencia como favorito absoluto. Sem contar que Jane Lynch e Chris Colfer chegam com força nas suas categorias de coadjuvante.

Pode perder o Emmy porque…
30 Rock ainda é 30 Rock, e é difícil de se bater Tina Fey. Como disse antes: não dá pra se jogar tudo o que 30 Rock fez nestes anos todos, e a quarta temporada da comédia da NBC é muito boa Além disso, Modern Family vem aí com uma temporada muito boa e muito linear, tanto em humor, quanto na qualidade da história. E, mesmo sendo um megahit, Glee não é uma unanimidade entre os críticos. Pode não ser entre os membros da academia. E aí, a batelada de Emmys para Glee pode não passar de uma “canção do adeus”.