Foto: Wikipedia

Friday Night Lights
Canal: DirecTV 101/NBC
Gênero: Drama
Temporada: 04
Indicações: 04 (melhor elenco de série dramática, melhor ator de série dramática, para Kyle Chandler, melhor atriz de série dramática, para Connie Britton e melhor roteiro para série dramática).

Friday Night Lights é um caso único na TV norte-americana. Uma série que é muito elogiada pela sua qualidade técnica, e pela história como um todo, por ser um drama adolescente que não cai nos clichês habituais de séries protagonizadas pelos teenagers, não é uma daquelas séries que “engrenaram”. Quase foi cancelada em 2008, mas foi salva pela DirecTV, em um acordo feito com a própria NBC, e desde então, teve uma virada considerável na sua história e no seu prestígio. Talvez o segredo do sucesso de FNL tenha sido reduzir a duração de suas temporadas, tornando a história mais coesa (apesar de alguns escorregões de roteiro, admito). Teve em 2010 o reconhecimento deste trabalho, e já é o drama com temática esportiva mais bem sucedida da história do Emmy.

Deve vencer o Emmy porque… deve ter chegado a hora. Ainda mais porque a próxima temporada de FNL deve ser a última. Kyle Chandler se destaca muito no seu papel de Coach Taylor, que é um dos personagens mais carismáticos da série, e o seu elenco já venceu o Emmy pela primeira temporada. Ou seja, motivos para que a série saia premiada na noite do Emmy não faltam.

Pode perder o Emmy porque… a concorrência é muito dura neste ano. Não devemos nos esquecer que, em algumas categorias, FNL disputa com Mad Men, Breaking Bad, Lost, Dexter e House, que são verdadeiros tubarões nas categorias onde estão indicadas, e isso pode ser um sério problema para a série da DirecTV/NBC.