American Idol

Canal: Fox
Gênero: Reality Show (programa de variedades)
Temporada: 09
Indicações: 06 (melhor mixagem de som para programa de variedades – duas indicações, melhor direção de arte, melhor edição, melhor apresentador de reality show – para Ryan Seacrest e melhor reality-competition)

Não podemos negar que American Idol é o reality show mais popular dos Estados Unidos. E nem podemos negar que é o reality show que mudou a história da TV ao redor do mundo. Mas algo que não podemos negar que a coisa está complicada para os lados do show de Simon Fuller. Em uma temporada abaixo do esperado, parece que perder Simon Cowell foi apenas a ponta do iceberg. De junho pra cá, já tivemos a saída de Ellen DeGeneres e Kara DioGuardi, e nem Randy Jackson sabe se estará na temporada 10. De quebra, a temporada foi tão vazia, que precisamos de muito esforço para lembrar que o vencedor deste ano foi Lee DeWyse.

Deve vencer o Emmy porque… com Survivor fora do grupo dos indicados (de forma inesperada e injusta, a se registrar), American Idol se tornou o favorito máximo da categoria. Ou, pelo menos, o mais expressivo entre os nomes citados. Ryan Seacrest ainda é um dos nomes fortes do show, e pode vencer Jeff Probst. E, se American Idol não vencer em mixagem de som, sendo um programa musical, quem vai vencer?

Pode perder o Emmy porque… como já foi dito, a temporada 9 foi muito fraca. Tanto que, mesmo com seu favoritismo, ela pode perder para outros bons reality shows não tão populares. Probst ainda é melhor que Seacrest (ou, pelo menos, tem maior interferência no rumo de seu programa do que Ryan). Corre o risco de passar em branco pela temporada incompetente.