ABC2

Quando amamos uma série, criamos o hábito de querer ficar o mais tempo possível preso naquele universo que ela nos propôs. O problema é que às vezes, por mais que a série tenha uma boa audiência e uma legião de fãs, sua fonte criativa parece secar, e o melhor caminho é o fechamento da história.

Nesta semana o site TV Guide fez uma lista de séries que já deveriam ter sido finalizadas. Eu escolhi algumas (somente as que eu assisto ou assistia), apontando a minha opinião sobre o assunto.

Será que a lista abaixo está na hora de chegar ao fim? Vamos à lista:

Bones (Fox)

Por que deve ficar? A série já está renovada para a 9º temporada, e está totalmente refém da química entre o casal de protagonistas David Boreanaz e Emily Deschanel. O elenco de apoio também é muito bom, e a série tem um tom de sátira que é o seu grande diferencial em relação às outras séries do gênero.

Por que deve ser finalizada? Pelo simples fato da série conseguir ser esdrúxula em alguns episódios. Não há mais formas possíveis e prováveis de se encontrar restos mortais. Existem milhares de procedurais por aí (matando gente das mais diversas formas, sobre os mais diversos ângulos). Então é um desafio para os roteiristas depois de nove anos criar histórias interessantes.

Criminal Minds (CBS)

Por que deve ficar? De todos os procedurais da CBS, Criminal Minds é o que mais se reinventa, embora tenha menos visibilidade que as demais. A série ainda conserva uma audiência consistente, e tem uma abordagem mais ampliada e até me atrevo a dizer “moderna” para sua proposta.

Por que deve ser finalizada? Já existe procedurais demais no canal, e a série sofre o mesmo problema de Bones no quesito “escassez de variedade de vítimas”. Embora com todas as reviravoltas já criadas, a série apresenta um cansaço considerado natural pela sua longa duração, e por muitas vezes se mostra forçada. Eu já abandonei por não conseguir enxergar mais diferenciais entre ela e as demais.

Grey´s Anatomy (ABC)

Por que deve ficar? Nove temporadas depois, ainda é um dos maiores dramas da TV norte-americana e mundial. A série tem uma legião de fãs dedicados e dispostos a brigar pela série, capazes até de fazer protestos na porta a casa da criadora da produção, Shonda Rhimes.

Por que deve ser finalizada? Para evitar um infarto coletivo nos fãs a cada pronunciamento de Shonda Rhimes em seu Twitter. O fator “Ninguém está a salvo” desgastou os fãs e a série por tabela. Afinal, que outra desgraça coletiva pode ser enfrentada pelos personagens da série (depois de tantas ao longo de nove temporadas)?

The Mentalist (CBS)

Por que deve ficar? Realmente eu não sei. Para Patrick Jane finalmente prender o Red John?

Por que deve ser finalizada? Ninguém mais se interessa por essa caçada. É mais um procedural que se diz ser diferente dos demais, mas no final das contas entra no mesmo saco de farinha das outras. E o que é pior: não existe resolução para o  plot principal. O Red John deve estar casado com a mãe de How I Met Your Mother, que vivem felizes em alguma realidade alternativa.

Pretty Litlle Liars (ABC Family)

Por que deve ficar? Para continuar enviando mensagens subliminares, exterminando os neurônios dos adolescentes que ainda estão em formação e, com isso, criar uma nova geração incapaz de raciocinar sobre o controle exercido pelos veículos de informação. Até porque tudo indica que eles serão enrolados por mais dez anos, com o mistério de “Quem matou?”.

Por que deve ser finalizada? Para salvar toda uma geração do suicídio coletivo, quando perceberem que perderam o seu tempo vendo essa série.

Os Simpsons (Fox)

Por que deve ficar? Porque é um marco da cultura pop, mostrando como pode ser imbecil o “American Way of Life”.

Por que deve ser finalizada? Depois de 24 temporadas, Os Simpsons já conquistaram seu lugar na história. Os personagens pouco têm a oferecer, e novas séries de animação estão no ar com propostas mais ousadas e atualizadas. Prometemos lembrar da série com carinho, mas é chegada a hora do fim.

Supernatural (CW)

Por que deve ficar? Para ver a conclusão do bromance incestuoso entre os irmãos Sam e Dean.

Por que deve ser finalizada? Porque, depois de ir ao inferno, morrer, entregar a alma pro capeta, enfrentar os demônios mais mal produzidos da TV (entre outras desgraças), é hora de deixar o posto com uma despedida capaz de acabar de vez com o mundo como conhecemos (isso é, se a CW tiver dinheiro para os efeitos especiais).

True Blood (HBO)

Por que deve ficar? Porque é o melhor soft porn no ar atualmente.

Por que deve ser finalizada? Porque fora os corpos sem camisa de Joe Manganiello e Alexander Skarsgard, não sobrou nada de realmente crível para assistir. Fadas, gnomos, vampiros, lobisomens, bruxas, e vários e vários seres sobrenaturais absurdos… não fazem mais sentido na história. Só a contratação de Gullermo Del Toro poderia salvar a série.

Two and Half Men (CBS)

Por que deve ficar? Porque é a “obra prima” de Chuck Lorre, mostrando o mundo machista de Charlie Harper com um tom sarcástico no seu humor. Uma grande campeã de audiência em todo o mundo, e recordista em salários milionários.

Por que deve ser finalizada? Porque Ashton Kutcher é legal, mais não é Charlie Sheen. Que por sua vez também não é tão mais legal assim. Não há mais motivos para a CBS contar todo ano com o humor e a capacidade cômica de um humorista, e pagar milhões para ele não ter muito mais a apresentar do que piadas sobre “como eu sou muito mais bonito e rico do que todos os meus colegas de elenco”.

The Vampire Diaries (CW)

Por que deve ficar? Porque todo mundo espera a série retornar com o ritmo alucinante que conquistou os fãs, que ficavam 40 minutos vidrados diante da TV com tantas reviravoltas.

Por que deve ser finalizada? Transformar a Elena em vampira não resolveu os problemas da série. Pelo contrário: tornou a personagem mais insuportável ainda. O triangulo amoroso, que era o ponto central da série, não funciona mais, e muitos personagens estão migrando para o futuro spinoff, deixando a série carente de um bom elenco.