Rio 2016

LE-GEN-DÁ-RIA!

Eu confesso que não colocava muita fé na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Diante do fiasco que foia a abertura da Copa do Mundo FIFA 2014 e o nosso elevado potencial de desorganização, eu estava um tanto quanto cético sobre tudo isso. Mas o que vi ontem foi uma das mais emocionantes cerimônias esportivas da minha vida.

Tecnologia a serviço dos Jogos Olímpicos

Ficou mais que provado que é possível sim fazer algo bonito e grandioso sem gastar muitos recursos, e sem grandes parafernálias físicas. Elementos visuais simples, como cordas e estruturas de ferro foram muito bem inseridas em todo o contexto do espetáculo.

Sem falar que a produção utilizou os mesmos efeitos de projeção visual adotados no show da Katy Perry no Super Bowl (aquele que ela entra no estádio montado em um Megazord… vocês se lembram… hehehehe).

Tudo isso ajudou a entregar uma grande cerimônia de abertura. Tudo foi pontualmente apresentado, não foi uma cerimônia cansativa (apesar das quatro horas de transmissão), e o brasileiro pode, de um modo geral, se sentir orgulhoso de tudo o que foi apresentado.

E isso, porque não falei da parte musical, que foi muito bem escolhida. Até mesmo a Anitta, que mandou bem ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

 

Diferença da transmissão no Brasil e nos Estados Unidos

OpeningCeremonyRio2016OlympicGames38H2016

 

No Brasil, os principais canais de TV aberta e esportivos transmitiram a cerimônia. Ou seja, você até tinha a escolha de se livrar do Galvão Bueno se quisesse.

Acompanhando pelo Sportv, a quantidade de informação era enorme, com uma qualidade de imagem excelente. Aliás, agora pela manhã, eles estão com 35 canais abertos, cobrindo todos os eventos.

Já nos Estados Unidos, a cerimônia foi exibida pela NBC… com intervalos comerciais! Dependendo do horário que esses intervalos aconteceram, muita gente perdeu muita coisa.

Sem falar que a NBC exibiu a cerimônia com atraso. O que não faz muito sentido, convenhamos.

 

Apoio internacional

Por fim, um apoio de peso. Durante a exibição da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a cantora Rihanna, que sempre gosta de causar nas redes sociais, publicou a foto abaixo na sua conta do Twitter, como uma forma de “incentivo! para os brasileiros.

20160805-230730

 

Valeu, Rihanna!