O banner é grande, pois a importância também é. Tanto que esta é uma ação de blogagem coletiva entre meus blogs e os blogs de parceiros da internet

Este post eu escrevo direcionado aos amigos deste blog. Para as pessoas que já comentaram neste conteúdo, que já fizeram downloads dos podcasts, que já colaboraram para que este produto permanecesse online, para quem já comprou alguma coisa nos links patrocinados… enfim, para a grande gama de amigos virtuais que formamos ao longo deste tempo. Hoje, 20 de julho, é dia do amigo. Tá, é meio clichê esta história de “amigo, simplesmente amigo… a vida é bem maior assim…” porque é muito difícil de se ter amizades virtuais. Mas podemos sim chamar alguns de amigos.

Hoje, não venho pedir seu tempo só para ler um post ou para comprar um produto. Venho pedir um pouco de seu tempo pelo próximo. Por alguém que você não conhece, que nunca bateu boca com você no Twitter, que você nunca jogou Left 4 Dead em rede… mas que é alguém que você pode ajudar a salvar uma vida.

Em diversos procedimentos médicos, o sangue é fundamental para se manter vivo uma vítima de acidente, um paciente em uma cirurgia, entre outras diversas situações. E sangue não encontramos em qualquer lugar. Logo, dependemos de almas bondosas e caridosas como você para doar um pouco de seu tempo, e pouco mais de 400 ml dos seus mais de 5 litros de sangue para salvar vidas. É mais poder do que muito personagem de série ou herói de quadrinhos que você conhece.

Para fazer a doação, você precisa de:

– Ter entre 18 e 65 anos
– Portar documento de identidade com foto (o seu verdadeiro, não o que você usava na balada)
– Se sentir bem, com saúde e feliz para a doação (o feliz para doação é por minha conta…)
– Ter mais de 50 Kg (pois saúde é necessário)
– Não doar sangue em jejum (coma algo saudável na noite anterior e/ou um café da manhã de boa qualidade)
– Ter feito repouso de, no mínimo, seis horas antes da doação (deixe a internet de lado antes da doação)
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores (mesmo. Não beba antes da doação)
– Evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação (ninguém quer nicotina no sangue doado)
– Evite alimentos gordurosos (coxinha de galinha frita nem pensar)
– Se for mulher e estiver grávida e/ou amamentando, não pode doar sangue
– Se usa drogas, não pode doar sangue (anti dopping pesado aqui).
– Pessoas com tatuagens recentes também não podem doar (principalmente da namorada cachorra)
– Pessoas com hepatite, sífilis, doença de Chagas e/ ou AIDS não podem doar (sejam sinceros nesta parte e poupe o tempo de quem está fazendo a colheta)

Para a última regra, por favor, NÃO MINTA!

De quebra, ao doar o sangue, você ganha, gratuitamente testes sanguíneos para hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV, HTLV I e II, e se for funcionário público, terá um dia de folga no trabalho.

Mas o mais importante: você fez o bem para alguém, ajudou a salvar uma vida, fez algo pelo próximo sem olhar para os lados. Isso é o que realmente importa. A experiência disso tudo vale mais do que qualquer coisa.

Por isso, no dia de hoje, pense nisso. Doe sangue! É tudo o que você, caro amigo virtual, precisa saber!

Eduardo Moreira