Uma das principais notícias divulgadas na última semana foi o anúncio que a próxima temporada de How I Met Your Mother (a nona temporada) será a última. Partindo dessa premissa, showrunners e roteiristas não contam com outra alternativa, a não ser revelar finalmente quem é a “mãe” da história. E Craig Thomas vai fazer isso, e promete muito mais.

Thomas deu uma entrevista para o TV Guide, e afirmou que a última temporada da comédia da CBS vai apresentar uma forma diferente de contar a história, apresentando um formato completamente diferente das temporadas anteriores. Craig reforça que, por ser a “volta final” da produção, não haverá mais limites para ideias divertidas para os personagens, além de apresentar uma espécie de “carpe diem” para as últimas histórias do grupo de amigos.

Mas o mais importante é que Thomas promete que as perguntas abertas em diversos momentos da série serão respondidas, aos poucos, e cada uma no seu tempo. A CBS afirma estar empolgada com o final da série, mesmo sabendo o quanto ela é amada. Mas vale lembrar que foi a própria CBS que “forçou” a extensão de How I Met Your Mother, quando produtores, criadores e até membros do elenco não queriam continuar com a série.

How I Met Your Mother não é uma das comédias mais vistas da CBS, mas manteve uma sólida audiência ao longo de suas oito temporadas. Por outro lado, é considerada sucesso mundial na comercialização dos direitos de exibição ao redor do planeta. Mesmo assim, entendo que já passou da hora da série encerrar a sua história. As últimas três temporadas da produção se voltaram na relação entre Robin e Barney, contando como eles se casaram, deixando a busca de Ted pela mulher ideal em segundo plano. Sem falar que Marshall e Lily desenvolveram uma história à parte, deixando Ted mais estagnado ainda.

De qualquer forma, é bom saber que a história vai chegar ao seu final. E é bom mesmo que Craig Thomas e sua equipe respondam todas as perguntas. O último cara que disse isso quase foi apedrejado por um grupo de fãs, que não se conformavam com o final de novela no estilo “Manoel Carlos”.