O futebol é uma paixão nacional. Vibramos, torcemos, comemoramos, choramos, xingamos… já fizemos tudo isso em nome desse esporte, e entre os torcedores de torcidas rivais (e, em alguns casos, inimigas), todas possuem pelo menos um ponto de consenso como maior vilão do esporte: o árbitro. E a mãe dele parece ser a maior “culpada” pela existência daquele ser que, em alguns casos, é considerado o responsável por fazer o seu time perder o jogo e/ou o campeonato.

Então… por que não mostrar o futebol sob a ótica dessa classe tão desvalorizada?

Foi com essa ideia em mente que a HBO Brasil apresenta essa produção nacional e exclusiva do canal, (fdp). A série recebe o título da expressão mais usada para ofender o árbitro da partida, e mostra a história de Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza), árbitro que tem como sonho apitar uma Copa do Mundo. Para isso, precisa enfrentar os seus dramas pessoas e as dificuldades naturais do ofício. E esse processo de promoção até o mundial FIFA começa com o trabalho de Juarez na Copa Libertadores de América.

(fdp) estreia no Brasil no dia 28 de agosto, e tem 13 episódios encomendados pela HBO Brasil. Abaixo, vídeo promocional da série.