defiance-syfy-cast

Pense em uma série de TV que é o resultado das ações realizadas em um jogo de videogame. Pois é exatamente isso que o canal SyFy vai fazer. Defiance, que estreia no Brasil no dia 16 de abril, pelo canal SyFy, é a primeira série de TV da história cujos acontecimentos serão inspirados no desenvolvimento que os gamers de todo o planta vão dar ao jogo de MMO (Massive Multiplayer Online, ou Jogo Online para Vários Jogadores). Resumindo: o que acontecer no jogo será refletido na série.

Vamos dividir esse post em dois segmentos, para explicar melhor como tudo vai acontecer. Falaremos nos segmentos sobre a série de TV, que estreia nos Estados Unidos um dia antes de chegar ao Brasil (15 de abril), e depois, falaremos do videogame, que vai dar o tom dos acontecimentos da série.

A série Defiance

A série estreia no Brasil no dia 16 de abril, às 20h, no canal SyFy para toda a América Latina. Defiance é uma produção da Universal Networks International, e o seu piloto tem duas horas de duração. A trama acontece em 2043, em um planeta Terra transformado depois da guerra entre humanos e sete raças alienígenas. No final dessa guerra, humanos e alienígenas lutam pela sobrevivência e capacidade de convivência e tolerância mútua. Nesse cenário, Nolan (Grant Bowler) e sua filha adotiva Irisa (Stephanie Leonidas) vão para St. Louis, Missouri (que depois da guerra recebe o nome de “Defiance”, que é um dos poucos lugares da Terra onde humanos e alienígenas vivem em “harmonia”.

É a primeira vez que o canal SyFy fará uma estreia de uma série com exibição simultânea para toda a América Latina, com o objetivo de atrair o telespectador para uma experiência inédita, ampliando a perspectiva de consumo de um conteúdo televisivo, e combinando com a interatividade que está tão presente no comportamento atual desse telespectador, que já se habituou a interagir com os programas que assistem na TV, principalmente com comentários nas redes sociais. Agora, eles passam a ter a chance de assumir um pouco o controle desse programa de TV, decidindo os rumos que a série vai ter.

Defiance é uma revolução transmídia, na qual o Syfy e a Trion Worlds se uniram para oferecer uma épica história que não existe somente na série, mas também em um videogame online que pode ser jogado paralelamente. Eventos principais – revoluções, desastres naturais e ataques alienígenas – ocorrem concomitantemente no game e na série, impactando o universo de Defiance. Apesar de a série e o game serem interconectados, cada um pode ser vivenciado de forma independente.

O videogame Defiance

O jogo é de criação da Trion Worlds, e está disponível para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Os jogadores podem interagir com o jogo com os personagens já existentes no game, ou criar os seus próprios personagens. O game possui modos de batalhas cooperativas em massa, diversas armas, modos de guerra multiplayer e deve receber atualizações e DLCs constantes no futuro. Para os usuários do PC, existe a edição “deluxe”, que oferece elementos extras.

Kevin Murphy, roteirista e produtor de Desperate Housewives, está envolvido na produção executiva da série e do jogo, e disse em entrevista que o conceito de “segunda tela” é algo não usual no mundo das séries e dos jogos de videogame. O plano é justamente fazer no futuro um “crossover” completo entre o jogo e a série de TV, incluindo personagens criados pelos próprios jogadores, dependendo de como os acontecimentos das batalhas online interferirem no plot da série de TV. Kevin acredita que essa combinação vai ser a chave para garantir a fidelidade da audiência nas duas plataformas.

Combinados, o jogo e a série Defience estão orçados em US$ 100 milhões. Logo, é bom a ideia dar certo.