Antes de mais nada, quero deixar claro que esta não é uma decisão arbitrária. Fiz questão de consultar todos os colaboradores do blog antes de escrever este e-mail. Da mesma forma como fiz questão de deixar todos os seus comentários até o final do dia, para justamente saber o nível de repercussão que isso iria tomar.

Como muitos puderam notar, há uma séria indisposição entre os colaboradores do blog SpinOff, e quero deixar aqui alguns pontos que precisam ser claramente ressaltados:

1) Tudo começou quando abri a seleção de inscrições para participação como colaboradores do blog SpinOff. Na ocasião, informei de forma clara que os escolhidos teriam finalidades específicas. Alguns participariam do blog, outros do podcast. Ao término disso, depois de analisar quem faria o que, tomei a decisão de deixar CLARAMENTE EVIDENCIADO quem faria o que de forma fixa. Eventualmente os colunistas do blog participariam do podcast? Sim. Mas em momentos que eu achasse mais conveniente.

2) Na situação da primeira gravação das Season Finales, solicitei para que a colaboradora do blog Bruna Antunes mandasse e-mail dando sua opinião sobre Prison Break, uma vez que ela solicitou participação no podcast, e porque justamente queria sua opinião. Eu ainda não havia decidido quem participaria naquela semana, e minha intenção era realmente chamar todos, justamente para ter a chance de dividir o programa em duas partes. Infelizmente, houve uma precipitação por parte dela, através de um post no Twitter. Para todos, foi claro o recado de desaprovação. Normalmente, só avisamos que participamos de um episódio de um podcast depois que ele vai ao ar, justamente para promover o mesmo (e criar o efeito surpresa em quem for ouvir).

3) Escolhi a Bruna para o blog justamente pela sua capacidade melhor em se expressar na escrita. Não que ela não pudesse participar do podcast, muito pelo contrário. Mas entendi claramente que, para o esquema que o Spin-Off se montou e se objetivou, dificilmente haveria uma adaptação em virtude das diferenças de gênios e opiniões. Veja bem, o podcast SpinOff é para ser um bate-papo sim onde estamos lá para mostrar nossas OPINIÕES PESSOAIS. Da forma mais descontraída e divertida possível. Vendo seus comentários no post deste episódio (e principalmente, suas críticas sobre o formato), me levanto a dúvida se Bruna era antes ouvinte do SpinOff, ou se em algum momento ela achou que seria bacana escrever em mais um blog de séries. Uma prova disso foi seu primeiro comentário sobre o S02E03 (wth? o inicio é igual ao final do ultimo? fala sério…), prova que ela sequer ouviu o podcast para comentar. Ali estava claro que, tal como um seriado, colocamos trechos de alguns momentos do episódio anterior.

4) Mas o mais sério de tudo isso, e que não vou admitir em hipótese alguma, é que pessoas do próprio blog se manifestam da forma como foi feita. Críticas sobre o que dizemos são aceitas. Opiniões divergentes tudo bem. Agora, críticas mais diretas vindo de um colaborador do blog devem ser enivadas por e-mail em privado para mim ou para o Sales, ou para o Iskilo, para discutirmos isso internamente. O SpinOff está sim aberto à críticas, de colunistas e administradores. Mas todos precisam, efetivamente, VESTIR A CAMISA DO BLOG. Não preciso de ninguém no blog que não queira contribuir de forma construtiva. De fato,só posso entender que isso aconteceu por causa de uma resposta negativa minha. Resposta esta que, pelos meus motivos, tenho sim direito de dar. Afinal de contas, fui uma das pessoas que idealizou o blog e o podcast. Logo, posso sim decidir o que é melhor pra ele.

De fato, o mais lamentável destas críticas críticas ou é justamente por não ter ouvido as edições anteriores do SpinOff (sim, porque já fazíamos o podcast deste jeito), ou por justamente não trabalhar com a mecânica de podcast. Bom, posso falar por mim, pelo Sales e pelo Iskilo, que sabemos o quanto que é desgastante manter um podcast ativo, tanto na sua gravação, quanto na sua edição. Por isso, mediante consulta dos integrantes do blog, e por minha decisão pessoal, escrevo para, antes de tudo, agradecer pelos posts feitos pela Bruna Antunes para o blog SpinOff. Mas, diante do desgaste apresentado nos últimos dias, informo que a partir do recebimento deste e-mail, estou desligando a Bruna do grupo de colunistas do SpinOff. Acredito que, para que um blog feito em conjunto cresça, as pessoas precisam estar pensando em sintonia, e claramente você vem contra aos objetivos e
propostas do blog.

Nós, do SpinOff, desejamos à ela boa sorte em seus projetos futuros.

Eduardo Moreira
Adminsitrador do blog SpinOff