Para quem não está por dentro dos últimos acontecimentos. Hoje (29/01), o Mevio, central de armazenamento de podcasts, decidiu bloquear diversas contas cadastradas, sem nenhum tipo de aviso prévio. Nosso podcast esteve armazenado nesse servidor nos últimos 3 anos, sem nenhum tipo de problema mais grave (algumas vezes o servidor ficava fora do ar). Até a data de hoje.

Em tempos onde sites removem conteúdos sem nenhum tipo de critério, com medo de represarias de órgãos governamentais, diversos serviços foram desativados, pelos diversos motivos: pressão, medo, opressão, mudança de regras e critérios. E, pelo o que estamos vendo, todos os segmentos serão afetados de alguma forma.

A essa altura do campeonato, é inútil discutir se é válido ou não tal medida. A discussão agora é saber o que vamos fazer a respeito.

Nós armazenamos o podcast em um servidor gratuito por dois motivos: 1) porque oferecemos esse podcast de graça para vocês nos últimos anos, e vamos permanecer assim, independente de qual será a decisão futura que vamos tomar; 2) porque colocar o podcast em nosso servidor seria inviável (e pagamos uma conta premium de hospedagem). Provavelmente, teríamos que colocar o podcast em um servidor dedicado, e acreditamos que esse tipo de investimento só se faria justificado se o feedback de vocês fosse em um volume que realmente fizesse valer a pena o investimento.

Porém, apesar de um bom número de downloads (mais de 3 mil downloads por episódio, no mínimo), os comentários não chegam a 1% disso, e isso é desmotivante para qualquer podcast. Há 1 hora atrás, mandamos uma pergunta em nossa conta do Twitter, e apenas 3 pessoas responderam (e isso, de todos os seguidores que temos). Para investirmos em uma infraestrutura específica para o podcast, esse retorno deveria ser bem mais expressivo, mas infelizmente, não é, apesar de todas as tentativas que fizemos para um aumento de feedback por parte de leitores e ouvintes.

Logo, informamos que, pelo fato de não haver um lugar para fazer o upload do podcast, os episódios regulares do podcast estão suspensos até segunda ordem. Nesse meio tempo, vamos fazer com que esse blog fique cada vez mais dinâmico e informativo, aumentando o volume de conteúdos de texto, fotos e vídeo. Nosso compromisso é oferecer o melhor para vocês, mas dentro das nossas possibilidades. E diante dos acontecimentos de hoje, pelo menos por enquanto o podcast não será uma dessas vias de comunicação. Pensaremos em uma solução nos próximos dias, e comunicaremos nossa decisão aqui no blog, ou em nosso Twitter.

Informamos que todo o backup dos episódios foi feito com sucesso, e deve estar disponível em um novo servidor em breve.

Contamos com o seu apoio e compreensão.

Abraços,

SpinOff TV Series