the-simpsons-homer-simpson

Na falta do que inventar, The Simpsons (Fox) ao menos tenta algo diferente. No episódio que será exibido no dia 15 de maio, Homer Simpson vai responder questões da audiência da série em um segmento que será transmitido ao vivo. Sem cortes.

Não é uma piração tão grande assim. The Simpsons é uma série de animação e, diferente do que você está pensando, não teremos um ator fantasiado de Homer em um palco. Teremos sim uma boa dose de tecnologia empregada para que tudo funcione. E talvez a piração é fazer isso pela primeira vez na TV.

O segmento em questão vai apresentar Homer Simpson (Dan Castellaneta) discutindo temas e respondendo perguntas dos fãs nos últimos três minutos do episódio em questão. O segmento será exibido ao vivo tanto na Costa Leste como na Costa Oeste dos Estados Unidos, e todo o processo foi preparado por meses, assim como cada episódio regular de The Simpsons normalmente leva para ficar pronto.

O processo escolhido pelos produtores da série será o da captura de movimento, ou seja, a voz e os movimentos de Dan Castellaneta serão capturados e traduzidos para o formato de animação, que serão inseridos em uma cena onde Homer vai falar sobre coisas que “poderiam apenas ser ditas ao vivo em um dia como aquele”. Até onde sabemos – e de acordo com os produtores da série – isso nunca foi feito em uma série de animação, o que coloca The Simpsons mais uma vez na vanguarda das séries de animação.

De fato, o plot do episódio fala de comédia de improviso, uma das especialidades de Dan. Para que o mesmo tenha temas pertinentes para essa interação ao vivo, a Fox solicitou aos fãs da série que enviem perguntas para Homer, com a hashtag #HomerLive, entre os dias 1 e 4 de maio.

A estratégia da Fox em inserir um segmento ao vivo em The Simpsons faz parte de uma tendência cada vez maior entre os canais abertos em explorar as transmissões a vivo para fazer com que a audiência assista a um determinado programa em tempo real. Os musicais ao vivo (incluindo o Grease Live, exibido pela Fox) estão conseguindo se dar bem com essa estratégia, e a NBC parece ter alcançado sucesso com uma temporada inteira da comédia Undateable realizada com episódios ao vivo.

De qualquer forma, será um evento histórico para a Fox e para a TV norte-americana. Uma série de animação ao vivo? É para poucos.