Com a volta de Game of Thrones (HBO), temos a volta das pessoas chatas na internet. Tanto aqueles que estragam a experiência dos outros soltando spoilers, como aqueles que querem cagar regra na internet inteira, ameaçando de morte quem solta spoilers.

É inevitável que as pessoas comentem a sua série favorita na internet. Mas é fundamental que todos os lados sejam respeitados, mesmo eu achando que não é possível calar a boca da internet inteira. Eu sei, (quase) ninguém gosta de spoilers, e uma simples visita na internet pode arruinar toda uma experiência televisiva.

Mesmo sendo possível silenciar palavras e hashtags nas redes sociais, ainda é possível ver spoilers em todo o resto da internet. Por isso, queremos mostrar algumas ferramentas que podem evitar spoilers com relativa eficiência.

 

 

Twitter

 

Simplesmente bloqueie o conteúdo relacionado. Vá em opções e silencie as palavras, hashtags ou frases que queremos, evitando assim as mensagens de texto. Já fotos sem qualquer tipo de palavra não podem ser evitados, mas para isso ainda é possível desativar a pré-visualização de imagens.

 

 

Facebook

 

Aqui, as coisas se complicam, pois não há recursos nativos para silenciar conteúdos específicos. Mas algumas extensões permitem a remoção de palavras, frases ou comentários relacionados com um tema. A extensão FB Purity permite criar uma lista de palavras ou frases, similar ao Twitter, que elimina de nossa timeline esse conteúdo. É um recurso gratuito, e funciona com todos os navegadores.

 

 

Sites, blogs e fóruns

 

Mais complicado ainda, já que não existem filtros universais. Mesmo assim, há extensões que permitem ocultar o conteúdo relacionado com uma série de TV, mas todos limitados ao Google Chrome.

O UnSpoiler é o mais completo: você pode silenciar completamente o conteúdo de qualquer site, baseado em uma série de palavras chave, também em qualquer rede social, colocando uma advertência no começo de um site que conta imagens. Também permite a visualização do conteúdo depois que você ver o episódio. Exclusivo para o Chrome, mas gratuito.

 

 

Dispositivos móveis

 

Também se complica por depender das opções de cada aplicativo, mas alguns apps permitem evitar spoilers em redes sociais.

O Spoiler Sheild (iOS, Android) cria timelines de nossas redes sociais eliminando todo o conteúdo relacionado com as séries que queremos. É um aplicativo gratuito, mas um tanto quanto limitado. Por outro lado, inclui um modo que elimina conteúdo esportivo, como resultados de jogos de futebol.

 

Um aviso final

 

Todas as ferramentas listadas nesse post ajudam a EVITAR spoilers, mas não entregam uma solução definitiva para o problema.

Tudo também vai do bom senso das duas partes: quem não quer receber spoilers na cara é bom tomar as suas providências, sem querer mandar na internet inteira. Evitar entrar na internet antes de ver o episódio ou ver o episódio o quanto antes é mais que providencial. E os amiguinhos que querem comentar a série na internet precisam entender que nem todo mundo gosta disso, e respeitar a experiência daqueles que querem ser surpreendidos (ou não) pelos roteiristas das séries.