Há uma confusão generalizada entre fãs de séries, especialistas de séries e supostos entendidos que escrevem blogs sobre séries (a gente mesmo já errou no passado) para entender o processo de votação do Emmy Awards. Ninguém na verdade entendia como funciona o segundo turno do processo de votação do Emmy  (período que nós estamos, com os finalistas indicados). Vamos explicar, de uma vez por todas, como é esse processo.

A votação é feita de acordo com o grupo de pares: atores votam em atores, roteiristas votam em roteiristas, e assim por diante. Todos os 16 mil membros da Academia de Ciências e Artes Televisivas podem votar nas principais categorias (melhor série dramática, melhor série de comédia, melhor programa de variedades, melhor reality-show, melhor série de animação, etc), porém, todos os participantes dessa votação se comprometem a assistir todas as emmy tapes entregues pelos indicados em uma determinada categoria (pode ser mais de um episódio).

Os indicados devem escolher um episódio como uma amostra do melhor do seu trabalho para os votantes, que recebem os DVDs dos episódios em casa. Para as indicações de melhor série dramática e melhor série de comédia, os concorrentes devem escolher seis episódios, divididos em três partes de dois episódios, que serão distribuídas de forma aleatória aos votantes.

A média de votantes em cada categoria varia entre 50 a 75 votantes. Para as categorias melhor série dramática e melhor série de comédia, são até 900 membros da academia que votam, divididos em 3 grupos de até 300 votantes, que vão assistir dois episódios aleatórios de cada indicado. Os membros da academia podem votar em, no máximo, duas categorias de TV, e até três categorias adicionais dentro do seu grupo. Apesar de poderem votar em até cinco categorias, normalmente os votantes optam por participar da votação de apenas uma ou duas categorias.

Depois de ver os episódios, os votantes classificam as séries em um ranking de 1 até 5 (ou 6, dependendo do número de indicados), onde 1 é a mais alta, e 5/6 é a menor ranqueada. A auditora Ernest & Young  faz a contagem de todos os números avaliados, onde o vencedor é aquele que tem a melhor pontuação no ranking. Em caso de empate, o indicado que teve o maior número de votos “1” vence. Se persistir o empate, o maior número de votos “2”, e assim por diante.

Quando os votantes terminam de preencher os seus votos, eles devem assinar uma declaração, atestando que eles assistiram todos os DVDs dos indicados antes de preencherem suas cédulas de votação, e devolver o envelope selado para os auditores da Ernest & Young.

Abaixo, a cronologia de votação do Emmy Awards 2011:

Semana de 01 de agosto – os DVDs dos indicados do Creative Arts Emmy Awards são enviados para os votantes
Semana de 08 de agosto – os DVDs dos Indicados do Primetime Emmy Awards são enviados para os votantes
19 de agosto, 17h – prazo máximo para a devolução das cédulas das categorias do Creative Arts Emmy Awards para a Ernest & Young
26 de agosto, 17h – prazo máximo para a devolução das cédulas das categorias do Primetime Emmy Awards para a Ernest & Young
10 de setembro – data do Creative Arts Emmy Awards
18 de setembro – data do Primetime Emmy Awards

via GoldDerby