cristela-02

Essa pode ser a imagem que representa o atual momento das comédias na temporada 2014-2015 entre os principais canais abertos norte-americanos. A situação não está nada bonita – assim como é o caso de Cristela -, e poucas coisas estão se salvando. Pouquíssimas, na verdade.

Se a gente aqui no SpinOff reclama da falta de criatividade para os novos dramas (onde os reboots/remakes/adaptações), no caso das comédias, a situação é ainda mais dramática. São ideias que, na sua maioria, são fracas, e as poucas coisas que aparentam ou tentam ser um pouco diferentes, acabam afundando. Ou por conta do canal que não ajuda, ou por conta da mediocridade dos argumentos apresentados.

Quando você tem uma temporada onde o que está dando razoavelmente certo são as questionáveis Black-ish (ABC), Cristela (ABC) e The McCarthys (CBS), nós temos aqui claramente desenhado o cenário de caos. Sim, amigos… a temporada está muito fraca nas comédias, e já me arrisco a dizer que vamos ter que apostar todas as nossas fichas em Galavant (ABC), por mais inacreditável que isso possa parecer. E, mesmo assim, Galavant só se dá bem se apostar na tática ‘a galhofa pela galhofa’. Caso contrário…

Do mais, só fiascos. Manhattan Love Story (ABC) até tentou apostar na fórmula da comédia romântica. Não colou. Assim como A to Z (NBC), que na prática ficou mais em evidência por causa do hype causado pelas viúvas de How I Met Your Mother. A série não fez o suficiente para sobreviver.

Já o caso de Selfie (ABC), eu sabia o tempo todo que seria cancelada. E mesmo com um piloto que se mostrou menos ruim do que o plot sugerido no promo (mas com aquela cena de vômito no avião, esquece, caro amigo…). No caso de Bad Judge (NBC), quem realmente esperava que a versão bagaceira da Kate Walsh daria certo? Aquilo ali gritava a palavra fracasso.

Por fim, temos Mulaney (Fox), que está implorando para ser cancelada. Muito fraca. Tão fraca, que animação da Fox exibida no mesmo horário que a sitcom (Bob’s Burgers) dá pelo menos 80% a mais de audiência qualificada para a série. Ou seja, eu não tenho muitas dúvidas sobre o futuro dessa maravilha.

Até mesmo as comédias veteranas decepcionam. Modern Family (ABC) já não é mais a mesma, e o mesmo efeito aconteceu com praticamente todas as comédias que assisti no retorno da fall seasson. Não me entendam mal: as séries em questão conseguem obter audiência, mas não chamam tanto a atenção quanto outras produções.

Está cada vez mais difícil assistir uma comédia com disciplina e toda semana. Aquelas que mais chamavam a atenção ou estão em pausa, ou então perderam a minha atenção. São histórias engessadas, que não adicionam nada, ou que não me surpreendem por conta de argumentos repetidos.

É… a coisa tá feia para as comédias da TV aberta. O jeito mesmo é esperar pelo retorno das comédias da TV paga. É uma pena. Nada contra a TV paga, mas sempre achei que se a TV aberta ainda tinha alguma coisa de bom, era justamente as comédias exibidas. Mas se agora nem isso está me animando.

Quem sabe as coisas mudam com o passar do tempo…