batman-v-superman

Batman vs Superman, um dos filmes mais esperados do ano, não é uma unanimidade nas suas críticas, a maioria desfavoráveis. Na verdade, quem criticou o filme foi o setor profissional e críticos de cinema. Já os fãs e espectadores, em sua maioria, consideram o filme de Zack Snyder bom.

Um claro exemplo disso é o que temos no Metacritic, onde a média de 51 análises profissionais dão nota 44 em 100 para o filme. Já as 3.254 análises (até agora) dos fãs dão nota 73 em 100. Uma clara discrepância que indica que o filme não é uma coisa horrorosa, mas que tem problemas evidentes em aspectos importantes.

Com a evidente polêmica, Zack Snyder fez uma observação importante sobre o argumento da mesma, e uma cena eliminada do filme que deveria ter sido mantida é a prova disso.

Antes de continuar, avisamos que vem um spoiler sobre Batman vs Superman a seguir. Se você não viu o filme, eu não sei o que você ainda está fazendo lendo esse post (já deveria estar no cinema).

 

Quando Lex Luthor sequestra a mãe do Superman, havia uma cena que foi apagada, que mostrava o Homem de Aço utilizando a sua super audição para localizar Martha. Porém, ao recorrer a esse poder, não só ele escuta a sua mãe, como também as vozes de muitas pessoas que precisam de sua ajuda, mas este decide ignorá-las para salvar sua mãe.

Snyder eliminou a cena por considerá-la muito “obscura”, e por mostrar uma das piores facetas que um herói pode ter: o egoísmo, colocando um ser querido acima de todas as demais pessoas. Parando para pensar um pouco, vemos o grande conflito moral dessa cena, principalmente quando entendemos que tal poder que é controlado por Superman de acordo com a sua necessidade, mas que prefere não utilizá-la de forma permanente, o que supõe ignorar muitas pessoas em situações de necessidade.

Moral da história: o mundo não é tão simples como pensamos.

Via Independent