star-trek-fan-film

Axanar é um fan-film de Star Trek que foi muito bem sucedido na sua campanha de financiamento coletivo, obtendo US$ 1 milhão dos fãs para entrar em produção. Porém, CBS e Paramount, os detentores dos direitos da saga, não gostaram nada disso, e decidiram processar o projeto, por violação de direitos de utilização da marca.

O projeto de Axanar nasceu em 2014, através de um grupo de produtores independentes liderados por Alec Peters. O curta metragem Prelude to Axanar foi apresentado na Comic Con, mostrando um filme independente com qualidade profissional. A ideia caiu no gosto do povo, e a campanha de arrecadação foi um sucesso. Porém, sem a permissão dos autores originais e/ou dos detentores dos direitos para o cinema e TV (ou sem pagar pelos direitos de uso), o projeto pode ser simplesmente extinto.

CBS e Paramount decidiram processar os criadores do filme pela violação da sua propriedade intelectual, ao utilizar vários elementos de marca registrada Star Trek, incluindo temática, personagens e espécies. Também garantem que os criadores de Axanar utilizaram “descaradamente” a propriedade intelectual para imitar a aparência de um filme Star Trek.

Alec Peters se defendeu. Quando soube da notícia, publicou um comunicado lamentando a reação da CBS e da Paramount, e garantindo que não fez nada de novo, e que seu filme é feito por fãs, para os fãs, sem obter nenhum benefício econômico.

Axanar está planejado para iniciar suas filmagens em 2016. A CBS nunca teve problemas com os fan-filmes, mas o anúncio de uma nova série Star Trek parece ter mudado o seu ponto de vista. Já a Paramount teme o barulho que essa produção independente pode fazer, e como pode afetar a promoção do terceiro filme do seu remake, que deve estrear durante o verão norte-americano.

A seguir, Prelude to Axanar.

 

Via The Hollywood Reporter