academy-awards-2016-chris-rock

A audiência da 88ª edição dos Academy Awards (ABC) teve uma média de 23.4 pontos, com uma audiência 6% menor que a registrada no ano passado.

Os números preliminares indicam que o Oscar 2016, apresentado por Chris Rock, teve a pior audiência dos últimos sete anos.

A premiação desse ano teve como aditivo as três semanas de controvérsia sobre boicotes, discursos por diversidade na Academia e ausência de atores negros entre os principais indicados. Um eventual boicote por parte da audiência pode sim ter acontecido. Por outro lado, o excessivo discurso de #OscarSoWhite estabelecido pelo roteiro do Oscar pode ter cansado muita gente, que deve ter abandonado o evento de três horas e meia.

O Oscar 2016 conseguiu ser pior em audiência do que o mesmo evento do ano passado, apresentado por Neil Patrick Harris (média de 25 pontos, perda de 10% em relação ao Oscar 2014), onde todos sofreram pelo fraco desempenho do ator de How I Met Your Mother como host.

Os números da premiação desse ano são preliminares, e podem registrar uma queda ainda maior de audiência geral e qualificada (18-49 anos), que também já tem uma queda de 18% (10.8) em relação ao evento do ano passado.

Os números finais da audiência do Oscar 2016 serão divulgados ainda hoje.