sitcoms

 

As comedias multi-camera (ou comedias de claque, ou sitcoms clássicas) foram as que mais sofreram na semana do facão.

Agora, temos apenas sete comedias desse estilo entre os principais canais abertos, a metade das que estavam ativas no ano passado. E como o elevado volume de cancelamentos, o formato está definitivamente entrando em extinção.

A ABC cancelou nessa semana Last Man Standing, depois de seis temporadas, além de Dr. Ken, que tinha apenas duas temporadas. Em resumo, trocou uma hora inteira do seu bloco de sitcoms clássicas, e não terá nenhuma série nesse formato pela primeira vez em anos.

Na CBS, a veterana 2 Broke Girls chega ao fim depois de seis temporadas, e cancelou The Odd Couple na terceira temporada, além da novata The Great Indoors.

Com isso, a CBS fica apenas com The Big Bang Theory, Mom, Man With a Plan, Kevin Can Wait e Superior Donuts entre suas comédias de claque. Até o spinoff de The Big Bang Theory, Young Sheldon, será no formato single câmera.

Na NBC, The Carmichael Show ainda precisa estrear e, a não ser que tenha um começo com muito barulho, ela está na bolha desde a sua estreia. O mesmo acontece com Marlon, que estreia apenas em 16 de agosto. Das novas séries do canal, apenas o revival de Will & Grace é multi-câmera (Relatively Happy, o único piloto no formato, foi recusada).

Na Fox, há tempos eles abandonaram as sitcoms clássicas, e seis dos seus pilotos de comédia foram single-câmera.

Vale a pena lembrar que as comédias multi-câmera são menos cara em sua produção e mais rápidas de serem feitas, e que The Big Bang Theory é a comédia mais vista da TV norte-americana.

Mesmo assim, é um formato que está morrendo. E dessa vez, parece não ter como se salvar mais.