Jogador Nº 1

Um dos trailers de maior destaque da Comic-Con 2017 foi o de Jogador Nº 1, a adaptação do livro de Ernest Cline dirigida por Steven Spielberg.

O trailer está lotado de referências à cultura pop dos anos 80 e 90, nas áreas da música, cinema e videogames. Isso não passou desapercebido, e esse post mostra pelo menos 20 easter eggs presentes no trailer.

Por ordem de aparição.

 

 

Wade, protagonista de Jogador Nº 1, entra em Oasis e cruza com duas figuras que se encaixam com dois personagens da DC Comics, Harley Quinn (1) e Deathstroke (2). Porém, o fato de ter duas espadas também pode indicar a presença de Deadpool.

 

 

Na mesma cena, mais adiante, temos um personagem que se encaixa perfeitamente com Conan O Bárbaro (3) de Arnold Schwarzenegger.

 

 

Fechando esse plano, um dos seres que voa o cenário se encaixa com a descrição de Gandalf (4). Pode ser um feiticeiro genérico, mas a inspiração em Tolkien é inegável.

 

 

Nesse caso, temos o Gigante de Ferro (5), que Vin Diesel interpretou no filme homônimo. Vale lembrar que o ator já trabalhou com Spielberg em O Resgate do Soldado Ryan.

 

 

As primeiras referências ao mundo do videogame: Centopéia, do Atari (6) e Joust (7).

 

 

Aqui vemos claramente Freddy Kruegger (8) morrendo, dessa vez com uma rajada de tiros de um rifle vindo de Halo (10). No fundo, o anti-herói dos videogames, Duke Nuken (9), com um lança-chamas.

 

 

Aqui, várias referências. Começamos com quatro relacionados ao mundo do motor: um carro vermelho de Fórmula 1, que pode ser uma referência ao jogo clássico da Namco, Pole Position (11). Na parte superior, o V8 de Mad Max (12). à direita, temos Christine (13) o carro assassino do filme de John Carpenter, e mais acima o furgão de Esquadrão Classe-A (15). Ainda temos Lara Croft (14) e Dizzy, da saga Gears of War (16), em uma “animada conversa”.

 

 

No meio de tanta ação frenética, ainda é possível ver a moto que Kaneda pilota na animação japonesa Akira (17), e uma estrela vermelha no meio de um capô de um carro que grita aos quatro ventos O Carro Fantástico (18).

 

 

Na reta final do trailer, uma referência à Atari (19), uma lendária do mundo dos videogames.

 

 

Por fim, uma referência que dispensa estradas, e que pode viajar no tempo. Os últimos planos do trailer de Jogador Nº 1 estão dedicados ao DeLorean DMC-12 da trilogia De Volta Para o Futuro (20).

 

Agora que você sabe de tudo isso, veja o trailer do filme mais uma vez, apreciando todas as referências trabalhando em conjunto com o conceito apresentado.