Sabe como é esta época do ano. As listas dominam, e temos que revisar o ano nos diferentes temas que tratamos no blog.

Começamos a deixar 2016 a limpo com a lista dos 10 melhores dramas do ano. Não é uma escolha fácil, já que apesar da falência da criatividade, temos múltiplas produções que se destacaram com méritos ao longo da temporada.

A reflexão dos últimos 12 meses pode ser dolorosa sobre vários aspectos, mas o objetivo aqui é buscar as séries mais inovadoras, dinâmicas e com maior visibilidade na temporada.

 

 

10. HORACE AND PETE

 

 

E se Cheers tivesse mais diálogos e um ambiente mais sombrio?

Pois é… o resultado disso foi a série que acabou com os recursos financeiros de Louis CK. A série, que parecia ser uma dramédia, tratou de temas muito reais (câncer, problemas mentais, etc), em um formato que mais parecia um teleteatro.

Com um elenco convidado excelente, Horace and Pete foi um ato de coragem que durou apenas 10 episódios.

 

 

9. THE NIGHT OF

 

 

 

Ao longo de oito episódios, a série se mostrou uma das mais competentes da temporada, combinando mecânicas de séries como The Wire, Making a Murder e tantas outras.

The Night Of foi além de suas possibilidades, surpreendendo positivamente em vários aspectos.

 

 

8. AMERICAN CRIME

 

 

Consegue se reinventar completamente a cada temporada. John Ridley faz um trabalho incrível, mesmo navegando em mares controversos em várias oportunidades.

O tema de assédio sexual nas escolas é mais próximo da nossa realidade do que pensamos, e reforça a ideia que a primeira temporada foi apenas um teste.

Queremos mais. Muito mais.

 

 

7. WESTWORLD

 

 

Um grande drama, com uma grande história. Era tudo o que a HBO desejava com Westworld e, ao que tudo indica, eles conseguiram.

O drama sci-fi é tão complexo e engajador, que muitos já a chamam de “a nova Lost”. Sem falar nas brilhantes atuações de Evan Rache Wood, Jeffrey Wright, Thandie Newton e Anthony Hopkins.

Prevejo muitos Emmys para essa primeira temporada. Apenas isso.

 

 

 

6. ORANGE IS THE NEW BLACK

 

 

Nessa quarta temporada, Orange is the New Black tomou tons mais dramáticos.

Falou sobre brutalidade policial, problemas mentais, a privacidade nas prisões e privilégios das celebridades.

O elenco captou de forma plena toda a verdade emocional de sua narrativa ao longo da temporada, e se consolidou como um dos melhores da TV.

 

 

5. THIS IS US

 

 

Amamos os Pearsons.

Se a família que é o centro das atenções de This Is Us não é muito crível para você, isso não importa. O que realmente importa é que ela rende audiência para a NBC.

O drama virou um megahit com um equilíbrio emocional incrível. E todos amam segurar os lenços a cada episódio.

Devemos agradecer à sólida combinação de talentosos atores, que recebem um roteiro que foram inspirados muito de perto em álbuns de família. Cada um deles questionando suas infâncias e lutando contra seus movimentos de crescimento e mudança mostram que podemos rir e chorar com nossos dramas familiares.

 

 

4. THE PEOPLE V. O.J. SIMPSON: AMERICAN CRIME STORY

 

 

Existe mais alguma coisa a se dizer sobre o julgamento de OJ Simpson?

A minissérie de Ryan Murphy foi por diversas vezes destaque ao longo de 2016, sendo a melhor da temporada já em fevereiro.

Deu um fôlego novo para as séries de tribunais, com a ajuda de uma poderosa combinação de melodrama e timing social. Sem falar na soberba atuação de Sarah Paulson, que tornou Marcia Clark mundialmente conhecida.

 

 

3. BATES MOTEL

 

 

Na quarta temporada, o drama do A&E ficou próximo de ter 10 episódios perfeitos, se aprofundando nos problemas mentais de Norman, enquanto Norma experimentava um pequeno gosto de felicidade.

Quando esses plots muito difusos se colidem em uma tragédia inevitável, ficamos de corações partidos. Nossas simpatias e tempo investido nos dois personagens foram (tolamente) jogados fora, com as percepções modificadas.

E muito do crédito de tudo isso vem de Vera Farmiga e Freddy Highmore, com performances transcendentais.

 

 

2. STRANGER THINGS

 

 

Uma das melhores surpresas da summer season 2016, a série original da Netflix se tornou o principal tema das conversas sobre cultura pop, engajando fãs e colocando todo mundo na vibe retrô dos anos 80, com a adição do mistério e da atmosfera investigativa, o que é sempre bem vindo nesse tipo de série.

Os caminhos que Stranger Things tomou foram inimagináveis, criando instantaneamente ícones sci-fi. E as pontas que estão abertas para a próxima temporada são mais que interessantes.

 

 

1. GAME OF THRONES

 

 

A sexta temporada de Game of Thrones mostrou mais mortes do que você poderia imaginar. E algumas ressurreições também.

E nada na TV foi mais sangrento que a Batalha dos Bastardos.

Mas o mais importante e que David Benioff e D.B. Weiss continuam a mudar as principais peças de Westeros, como um excelente jogo de xadrez.

E o mais importante: mostra que quem manda na p*rra toda são as mulheres, com Cersei, Arya, Sansa e Daenerys Targaryen.

 

Baseada na lista do TVLine.