american_idol_top_9_perform

A tradicional turnê anual de American Idol (Fox) será reduzida em 2015. O site da Billboard confirmou que, nesse ano, apenas os cinco finalistas (ou Top 5) pegam a estrada na turnê de verão do programa, cujos ingressos começam a ser vendidos no dia 17 de abril. Nas outras 13 temporadas, o Top 10 estava garantido na turnê.

Os rumores do corte vieram de Jeffrey Seavey, pai do competidor eliminado Daniel Seavey, que publicou em sua conta no Twitter no dia 21 de março que havia ‘muita confusão’ sobre a turnê anual. ‘Normalmente é o top 10, mas rumores nos bastidores indicavam que apenas o top 5 sai em turnê. Vamos ver…’, escreveu Jeffrey.

Uma fonte da Billboard revelou que haviam conversas para que os finalistas entre a 6ª e a 10ª posições fossem convidados para abrir os concertos nas suas cidades natais. Até agora, as cidades confirmadas na turnê são Chicago, Nova Iorque, San Francisco, Seattle e Nashville.

O Top 5 de American Idol será revelado no dia 22 de abril, e nesse dia é esperado que o apresentador Ryan Seacrest fale da turnê nessa semana. Normalmente o programa fala desse evento na época de revelação do top 10.

Fato é que a turnê de American Idol vem sofrendo do problema de quedas de vendas de ingressos nos últimos anos, e trocou os shows em grandes arenas para locais menores. A turnê 2014 foi a primeira do programa a pegar a estrada sem uma banda, e os finalistas se apresentaram com backing tracks (músicas reproduzidas sem a faixa de voz, que é cantada ao vivo).

A 14ª temporada de American Idol também sofre com uma queda de audiência. O último episódio teve uma audiência média de 12.5 milhões de telespectadores, com uma demo 18-49 anos de 3.3 (na métrica Live+7 dias de DVRs).

Via