preacher

Com o excelente desempenho de The Walking Dead, a AMC decidiu partir para a adaptação de outros quadrinhos adultos. O escolhido da vez é Preacher, de Garth Ennis (roteiro) e Steve Dillon (arte).

Os quadrinhos, que foram publicados entre 1995 e 2000, têm como personagem central Jesse Custer, um ex-pastor do interior do Texas possuído por Genesis, uma entidade sobrenatural que lhe confere o poder de fazer com que qualquer pessoa o obedeça. Jesse passa a ser perseguido pelo Santo dos Asssassinos, ressussitado pelos anjos para ir em seu encalço. Além de Jesse Custer, são personagens principais Tulipa, sua ex-namorada, e o excêntrico Cassidy, um vampíro irlandês.

Preacher é considerada uma série inovadora no meio dos quadrinhos, por conta dos valores (ou sua falta) de seus protagonistas. Entre os quadrinhos adultos, os personagens de Garth Ennis são vistos como revolucionários e serviram de inspiração para diversas outras obras publicadas posteriormente.

Não é a primeira vez que se tenta uma adaptação de Preacher. Em 1998 uma adaptação para o cinema fracassou pois os investidores consideraram a obra muito controversa. Já em 2001, uma nova tentativa de filme, dessa vez dirigido por Kevin Smith, quase saiu do papel, mas as produtoras desistiram por conta do alto orçamento exigido. Já em 2005, a HBO entrou em contato com Garth Ennis para adaptar Preacher para uma minissérie, cujo piloto chegou a ser escrito, mas divergências criativas entre Ennis e o produtor do projeto na época, Mark Steven Johnson, impediram sua concretização.

Ainda não há detalhes sobre a equipe que produzirá Preacher, mas a AMC não deve poupar esforços para fazer da série um novo fenômeno capaz de preencher o vazio deixado por Breaking Bad e, futuramente, Mad Men.

Via Screencrush