disqus-spinoff

Nos últimos dias, realizamos algumas mudanças conceituais no blog, com o objetivo de torná-lo mais dinâmico e funcional para vocês. Além de adicionar um novo widget para engajamento social (que se faz presente na barra lateral de cada post), passamos a adotar a partir de hoje o Disqus como o nosso novo sistema de comentários.

A mudança segue uma tendência de vários outros blogs, que aos poucos estão abandonando o sistema de comentários do Facebook por diversos motivos. O primeiro e o mais sério deles (no nosso caso) era o consumo de recursos que o banco de dados criado pelo plugin de comentários do Facebook demandava. A cada acesso de cada post, o plugin fazia uma consulta direta ao banco de dados, elevando o consumo de recursos do servidor, tornando o site mais lento. Com o Disqus, isso não acontece, uma vez que tudo é acessado na nuvem.

De fato, ter o plugin do Facebook era uma boa no sentido de obter mais likes para a nossa fanpage. Porém, como o Facebook mudou as “regras do jogo” para que uma determinada postagem alcance uma maior visibilidade em sua rede social (adotando o famigerado modo “só pagando para te verem mais”), o número de acessos vindos pela plataforma de Mark Zuckerberg vem sendo cada vez menor. Logo, não é mais tão interessante assim manter a sua caixa de comentários ativa.

Além disso, o Disqus é um sistema mais democrático. Para comentar no blog, você pode fazer o login através de sua conta no Twitter, Facebook, Google+ ou criar uma conta no Disqus. Se quiser, você nem precisa criar uma conta no blog para expressar o que pensa. Muito mais livre e prático para o leitor.

Sem falar que o Disqus possui um interessante sistema de classificação de comentários, onde os leitores podem votar nos melhores, que terão destaque aqui no blog. Sem falar na vantagem que o blog em si recebe, uma vez que posts muito comentados acabam sendo exibidos em outras postagens, aumentando assim a possibilidade de permanência do leitor no blog, que pode acessar outros textos de seu interesse.

Por fim, o Disqus vai me oferecer um maior controle para a moderação de comentários. Agora, eu posso simplesmente aprovar ou rejeitar um comentário com uma simples resposta de e-mail, sem maiores dificuldades, em tempo real. Os comentários serão liberados mais rapidamente, e aqueles imbecis internautas que não sabem se comportar, com comentários ofensivos ou que violam a política de uso do blog, serão simplesmente barrados ou banidos do blog, sem estresses.

Ainda estamos fazendo alguns ajustes no sistema, onde o nosso maior desafio é importar os comentários que vocês fizeram na plataforma do Facebook para o Disqus. Pretendo conseguir uma solução para isso em breve.

Enfim, estamos melhorando para oferecer um trabalho melhor para vocês. Logo, deixo o convite que vocês testem a nova plataforma de comentários, a começar pela última edição do SpinOff Podcast, e que aumentem a interação conosco nos novos formatos apresentados.

Para saber mais sobre o disqus, acesse: disqus.com.