rising_star

A ABC vai tentar mais uma vez emplacar um reality musical na sua programação. O canal encomendou 10 episódios do programa Rising Star, que é baseado na popular competição de talentos israelense de mesmo nome.

O programa está previsto para estrear na grade do canal na próxima summer season (a partir de junho de 2014). Em Israel, ele quebrou recordes de audiência desde a sua estreia, e o formato já foi vendido para vários países europeus, como França, Alemanha, Itália e Rússia. Segundo informa o THR, o Reino Unido pode ser o próximo a receber o programa, através do canal ITV.

Rising Star se diferencia dos demais por incorporar o sistema de votação em tempo real. A audiência usa um aplicativo para smartphones e tablets que é totalmente incorporado ao programa. Além disso, as audições do programa são transmitidas ao vivo, desde as primeiras fases, e a audiência pode votar para decidir se o candidato avança desde o começo da competição. Esses votos da audiência, combinado com a decisão dos juízes, determinam qual candidato continua ou não no programa.

Além da votação em temo real, Rising Star tira vantagem da tecnologia durante as performances. Os competidores serão separados dos jurados e da audiência, que ficam em um segundo estúdio com uma grande TV de LED poderá assistir a apresentação, tal como o telespectador em casa. O competidor poderá ver o quão rápido (ou lento) é o crescimento da sua popularidade através de um feedback visual (uma espécie de barra de progresso).

A pergunta que fica é: será que dá mais certo que a última tentativa da ABC em produzir um reality musical (a fracassada Duets)?

Via THR