Dallas

Para algumas séries, o Series Finale não quer dizer necessariamente o fim. As pessoas acabam gostando tanto daquilo que viram ao longo de várias temporadas, que o canal (ou outro canal) decide retomar a história através de um spinoff ou um reboot, apenas para manter viva aquela trama, e com o objetivo de concentrar mais e mais audiência.

A seguir, uma pequena lista de séries que conseguiram a “vida após a morte”. Séries que continuaram ou ressuscitaram depois de sua série original ser oficialmente encerrada. A lista é variada, e cobre diversos gêneros de séries.

The Flintstones

Flintstones_a_l

Fred e Wilma são parte da cultura pop de pelo menos três gerações. Era a série de animação de horário nobre mais bem sucedida da história, até o lançamento de The Simpsons, em 1987. Depois de seis temporadas, foi cancelada em 1966, mas depois disso, recebeu várias séries secundárias, filmes para a TV e filmes para o cinema, mantendo assim o seu legado vivo.

Star Trek

Star_Trek_a_l

Talvez a melhor coisa que aconteceu à Star Trek foi justamente o seu cancelamento, depois de três temporadas com baixíssima audiência. Foi justamente o cancelamento que colocou a série no status de icônica, dando notoriedade a todos os membros do seu elenco, além de resultar em cinco outras séries derivadas do tema principal e (até agora) 12 filmes.

Dallas

Dallas_a_l

A icônica novela em forma de série da CBS durou 14 temporadas e 357 episódios (além dos filmes feitos para a TV e especiais). 21 anos depois do seu cancelamento, a TNT resolve fazer o seu reboot (2012), contando com membros da série original (Patrick Duffy, Linda Gray e o recém falecido Larry Hagman). E, como não poderia deixar de ser, na segunda temporada, o mistério da vez é: “quem matou J.R.?”.

Police Squad!

Police_Squad_a_l

Aposto que você não sabia dessa. A hilária série de filmes The Naked Gun (“Corra Que a Polícia Vem Aí”) era originalmente uma série da ABC, que durou apenas seis episódios. Leslie Nielsen até foi indicado ao Emmy pelo papel do Det. Frank Drebin. É até estranho que Police Squad! não tenha engrenado na TV (devia ser muito pior que os filmes…).

Doctor Who

Doctor Who Christmas Special 2012 Children in Need

Um dos grandes símbolos da cultura pop britânica, Doctor Who foi exibida no Reino Unido por 26 temporadas (entre 1963 e 1989). Depois do seu cancelamento, ela se manteve viva em forma de livro e um filme para a TV. A série voltou ao ar em 2005, e até o momento, 11 atores interpretaram o Doutor, personagem central da trama.

Buffy, the Vampire Slayer

Buffy_The_Vampire_Slayer_a_l

Só a personagem de Sarah Michelle Gellar ressuscitou várias e várias vezes durante as sete temporadas da série. Mas, com a morte em definitivo da série criada por Joss Whedon, a história ganhou alguns spinoffs na TV e até uma revista em quadrinhos oficial, que contava os supostos acontecimentos da oitava temporada.

Baywatch

Bayw_slide_15.tif

 

A série das salva-vidas gostosas usando um biquini dois números menor que o tamanho ideal era para durar apenas uma temporada. A série foi oficialmente cancelada com apenas 13 episódios exibidos, porém, o sagaz David Hasselhoff resolveu salvar a série, e transformá-la em série de Syndication. Com isso, a série foi exibida em vários países, colocando no mapa estrelas como Carmen Electra e Pamela Anderson. Resultado: a série durou 11 temporadas, e só foi cancelada em 2001!

7th Heaven

7th_Heaven_a_l

Um caso peculiar. A CW anunciou o cancelamento da série no final da décima temporada, em 2006. Porém, esse episódio final teve 7 milhões de audiência. Por causa disso, os executivos do canal mudaram de ideia, e garantiram mais uma temporada… que não foi muito bem junto ao público. E isso fez com que a história da família Camden fosse encerrada de vez, em maio de 2007.

Firefly

KS.CA.0824.FIREFLY.1

Joss Whedon é muito admirado, mas o seu western espacial teve baixíssima audiência. Durou apenas 14 episódios, mas concentrou fãs o suficiente para que o filme Serenity fosse realizado. Bem recebido pela crítica, teve pouca arrecadação nas bilheterias, matando de vez as chances de uma sequência ser realizada.

Arrested Development

Arrested_Development_a_l

Aclamada pela crítica, ignorada pelo público. Essa combinação fez com que a Fox cancelasse a série depois de três temporadas. Porém, os compradores dos DVDs foram muitos, e um filme sobre a família Bluth foi especulada durante muitos anos. Porém, o retorno só veio através de uma quarta temporada, produzida pelo Netflix, em 2013. Detalhe: a volta só vai acontecer por uma temporada.

Family Guy

Family_Guy_a_l

A comédia de Seth MacFarlane já viveu uma crise séria, a ponto da Fox anunciar o cancelamento após o final da terceira temporada. Mas com vendas de DVD em números expressivos, e altos índices de audiência nas reprises dentro do segmento Adult Swim, a série foi ressuscitada em 2004, pela mesma Fox, e segue no ar até hoje.

Sex and the City

Sex_and_the_City_a_l

As grandes personalidades de Carrie Bradshaw e suas amigas não poderiam ficar presas na telinha. Depois de seis temporadas na HBO, a série foi para o cinema, com dois filmes que foram sucesso de bilheteria, e agora, a história volta a ficar em evidência, com The Carrie Diaries (CW), que exploram a via de Carrie na década de 1980.

Jericho

Jericho_a_l

A CBS optou por cancelar Jericho após uma audiência fraca na primeira temporada. Porém, os fãs se mobilizaram, inundando a rede com cartas, telefonemas e até pacotes de amendoins (em referência ao season finale, onde um personagem grita “nuts!” em uma das cenas), suplicando ao canal para manter a série no ar. Toda essa mobilização convenceu os executivos da CBS a dar uma segunda chance para a série, que teve sete episódios adicionais. Porém, como mobilização dos fãs é uma coisa, e audiência consolidada é outra, a série foi cancelada de vez, pelo mesmo motivo de baixa audiência.

The Killing

The_Killing_a_l

The Killing teve seu cancelamento oficialmente anunciado pela AMC em 2012. Porém, um acordo com o Netflix deu uma sobrevida à série. O canal vai exibir os episódios, e o Netflix vai disponibilizar esses episódios para os seus assinantes logo depois de sua exibição.

Entourage

Entourage_a_p

A série foi cancelada depois de oito temporadas, em 2011, com um final mostrando as grandes mudanças para os seus personagens, incluindo casamento, aposentadoria e acordos multimilionários. Desde então, os criadores da série visavam o grande potencial de levar a produção para as telas do cinema, e a produção para as telas grandes foi confirmada em janeiro de 2013.

Bored to Death

HBO

A série foi cancelada em 2012, depois de três temporadas, mas em janeiro de 2013, a HBO anunciou que uma continuação da série será realizada, contando com dois protagonistas da produção: Ted Danson e Zach Galifianakis.