sony_x_factor_2013

Por mais que o meu amigo @edu_sacer conte para si mesmo a mentira que The X Factor (Fox) é o melhor reality musical da atualidade #SoQueNunca, a verdade é uma só: o programa não dá, nem de perto, a audiência sonhada pelos executivos da Fox.

Se a terceira temporada do programa ofereceu uma nova mecânica para a definição dos finalistas (o “desafio das quatro cadeiras”) e uma bancada de jurados mais harmoniosa e menos arrogante, por outro lado, a combinação dos novos jurados se mostrou claramente desequilibrada, principalmente quando vemos as escolhas infelizes da Sra. Paulina Rubio (algumas delas claramente étnicas). Mas não é exatamente isso que atrapalha o programa.

O que mais coloca em xeque o futuro de The X Factor nos EUA é a sua baixíssima audiência. O programa registrou os seus piores índices nessa temporada, e sua média de audiência já é consideravelmente inferior em relação à temporada anterior. Mais: quando competiu com o seu adversário direto no segmento (The Voice, NBC), foi simplesmente massacrado, ficando com 2/3 a menos de público em relação ao programa das cadeiras.

E piora: não bastando ter tantos problemas, o programa ainda comete erros técnicos, exibindo números de votação errados, promovendo uma segunda noite de performances, e fazendo com que o telespectador perca o seu tempo, para uma primeira noite de apresentações que não serviu para absolutamente nada.

Mas nem tudo é desgraça para The X Factor. Segundo o Entertainment Weekly, fontes do canal Fox revelam que já existem negociações para uma renovação para a quarta temporada. Segundo o site, a ideia do canal é oferecer uma temporada mais curta do programa, deixando apenas uma exibição semanal, tal como acontece hoje com Dancing with the Stars (ABC). Parte dos argumentos para a Fox renovar The X Factor está na razoável audiência que o programa deu no começo da atual temporada (média de 7.3 milhões de audiência, e demo 18-49 anos de 2.4), que foi muito maior do que a maioria das novas séries do canal.

Por outro lado, o mesmo EW informa que, diferente dos anos anteriores (quando a renovação de The X Factor foi anunciada de forma antecipada, nas primeiras semanas da temporada), a decisão sobre a renovação ou cancelamento do programa só vai acontecer depois que a atual temporada acabar.

E você? O que acha? Será que a Fox vai renovar The X Factor, mesmo perdendo nessa temporada metade de sua audiência (a média atual é de aproximadamente 4 milhões de telespectadores, com demo de 1.5)?