Robert-Downey-Jr-Tony-Stark-Iron-Man-3-Marvel-Disney

Robert Downey Jr. Não imaginamos outro como Tony Stark/Homem de Ferro, certo? Pois bem, ele é um dos principais responsáveis por fazer com que o projeto da Marvel Cinematic Universe (MCU) fosse esse sucesso todo nos cinemas. Mas, pelo visto, a Marvel/Disney está ficando dependente dele.

Isso se reforça com a confirmação que o ator está presente no filme “Spider-man: Homecoming”, que tem previsão de estreia para 2017, reprisando Tony Stark. Esse filme deve mostrar como Stark foi uma espécie de “mentor” para Peter Parker, ajudando o garoto a se tornar o Homem-Aranha que o mundo conhece. Entendo que essa é parte da transição para uma provável substituição do time de heróis a médio prazo (o mesmo acontece quando vemos Bucky Barnes ao lado de Steve Rodgers, o Homem Formiga e derivados).

Porém…

Downey Jr. vive Tony Stark desde 2008. Desde o primeiro segundo do projeto MCU. A Marvel sabe fazer contas, e sabe que, com exceção dos filmes dos Vingadores, foram justamente os filmes de Homem de Ferro que deram as maiores bilheterias entre todos os lançados no projeto. Logo, trazer o ator para alguns dos outros filmes é sinônimo de aumento de bilheteria.

Por outro lado, o próprio Downey Jr. sabe disso. A ponto de dizer em tom de brincadeira em recente entrevista para Jimmy Kimmel que “sem ele, a MCU não existiria”. Pode ser exagero? Sim. Mas não está muito longe de uma realidade. Afinal de contas, não podemos nos esquecer que, para ter o Homem de Ferro em Capitão América: Guerra Civil, Robert vai levar exatamente o mesmo dinheiro que ele recebeu em Os Vingadores 2: Era de Ultron (US$ 40 milhões), além de uma participação entre 5% e 7% de bilheteria.

Nenhum dos demais colegas de elenco chegam perto de receber o que ele recebe, ou contam com acordos similares.

A.K.A. MUITA GRANA.

Logo, a pergunta não é descabida: a Marvel sofre de dependência de Robert Downey Jr.?

Se sim, a boa notícia é que tudo parece funcionar bem. O ator parece estar com ânimo para seguir dando vida para Tony Stark, tem apenas 50 anos de idade, o que dá uma certa margem para manter o personagem crível no cimena por mais alguns anos, e sabemos agora que o ator está garantido em pelo menos três filmes futuros da MCU.

Enquanto muitos discutem se Chris Evans (que é bem mais novo, com apenas 34 anos) permanecerá como Capitão América nos cinemas ou se será substituído pelo Soldado Invernal a médio prazo, Downey Jr. segue de mãozinhas dadas com a Marvel até 2019, pelo menos.