FOX-TV-logo

 

O canal Fox está completando 30 anos. No dia 9 de outubro de 1986, um dos grupos de mídia mais fortes do planeta se unia à CBS, NBC e ABC para oferecer uma programação atraente para o público jovem e jovem adulto, com programas que rompiam barreiras e ultrapassavam os limites da época.

Três décadas depois, a audiência da Fox envelheceu e, de certa forma, o canal também. Mas isso não impede de afirmarmos que algumas das séries mais amadas de todos os tempos foram exibidas pelo canal da raposa.

Por isso, essa série de três posts especiais lista as 30 maiores séries da história da Fox, em uma lista feita pelo TVLine que estabelece como critérios de escolha 50% qualidade/prêmios, 25% popularidade/longevidade, e 25% influência/impacto cultural.

Ou seja, temos uma combinação de campeões de audiência, séries com vários prêmios, e produções de vida curta, mas muito elogiadas pela crítica.

Esta é a parte 03 de 03 da lista das 30 maiores séries da história da Fox.

 

 

10. HOUSE (2004 – 2012)

 

house-fox

 

Vimos uma série de médicos na TV antes do Dr. Gregory House, mas poucos foram tão fascinantes e interessantes como este, interpretado brilhantemente por Hugh Laurie. O cara suportava a dor com medicamentos e uma bengala, e agiu como um Sherlock virtual, combinando mistérios médicos com o seu formidável intelecto. O grande pecado é que Laurie jamais ganhou um Emmy por House, mas a série sempre foi um grande campeão de audiência por oito temporadas, e injetando uma bela dose de adrenalina aos dramas médicos.

 

 

9. KING OF THE HILL (1997-2010)

 

king-of-the-hill-best-fox-tv-shows

 

Yep… a série de animação de Mike Judge (o mesmo criador de Beavis and Butt Head) que mostrava a infeliz vida do vendedor de propano e texano convicto Hank Hill quase não parecia um desenho animado de tão próxima da realidade. A série foi um sucesso instantâneo, alcançando números próximos de The Simpsons, antes de chegar ao fim depois de 13 temporadas. E o amoroso contraste entre Hank, Peggy, Bill e Boomhawer era algo que não vemos hoje na TV. Infelizmente.

 

 

8. ALLY MCBEAL (1997-2002)

 

ally-mcbeal-best-fox-tv-shows

 

A década de 1990 ficou marcada pelos CDs de instalação do AOL, pela MTV tocando o melhor da música e pela dramedia de David E. Kelley, que resultou em um grande fenômeno cultural. Ally McBeal era autenticamente divertida e emocional, e foi fundamental para criar a ponte entre as sitcoms e os dramas. Sem falar em Barry White para uma nova geração.

 

 

7. 24 (2001-10, 2014)

 

24-best-fox-tv-shows

 

Estreando dois meses depois dos atentados de 11 de setembro, 24 Horas foi ajudado pelo grande sentimento de patriotismo da época, com Jack Bauer vivendo a fantasia do americano médio, estripando o terrorismo sem dó nem piedade. O conceito de série em tempo real, com cada episódio representando cada hora “do dia mais longo da vida de Jack Bauer”, com uma tensão efetiva, e Kiefer Sutherland fazendo o papel da sua vida. Sem falar no bordão mais legal da década: “damnit”. Uma das melhores séries de todos os tempos. Fato.

 

 

6. BEVERLY HILLS, 90210 (1990-2000)

 

beverly-hills-90210-best-fox-tv-shows

 

A série que deu origem aos novelões adolescentes na televisão. 90210 capturou a audiência jovem de assalto, mostrando os “principais problemas” dos jovens de Beverly Hills. Os membros do elenco da série se tornaram astros do dia para a noite, ajudando a dar para a Fox um ar de MTV que lhe caiu bem. Obviamente, nunca foi uma grande série, mas a base de fãs cresceu vendo a série, que é um grande símbolo da nostalgia da década de 1990.

 

 

5. MARRIED… WITH CHILDREN(1987-97)

 

married-with-children

 

Simplesmente maravilhosa! Um choque de vulgaridade e ódio gratuito na TV norte-americana. Os Bundys tinham um antídoto bem ácido para a doçura que o The Cosby Show apresentava na década de 1980. De forma surpreendente, este foi o primeiro megahit de horário nobre da Fox por 11 temporadas. Em partes, foi eclipsada por sitcoms de maior destaque como Roseanne e The Simpsons. Mesmo assim, é uma das melhores famílias da TV.

 

 

4. AMERICAN IDOL (2002 – 2016)

 

AMERICAN IDOL:THE SEARCH FOR A SUPERSTAR winner finale

 

Você pode achar graça hoje, mas…. você com certeza assistiu, certo? American Idol dominou a audiência nos Estados Unidos por oito temporadas seguidas, e foi o programa de TV mais visto dos anos 2000. Sim, o programa tomou decisões que muitos se arrependem, mas todos o país testemunhou o nascimento de astros como Kelly Clarkson e Carrie Underwood. Se tornou um verdadeiro fenômeno cultural.

 

 

3. THE X-FILES (1993-2002, 2016)

 

mulder-scully-best-tv-couples

 

A série trouxe o sci-fi geek para o mainstream (alcançando em algumas oportunidades audiências de 20 milhões de telespectadores por episódio), criou o conceito de “shippagem” na televisão, com Mulder e Scully, e mostrava a mitologia alienígena combinada com mistérios e dramas que inspiraram séries como Lost. Sem falar que era uma série BOA PRA CARAMBA! O revival desse ano pode ter decepcionado vários fãs, mas para todos os fãs de The X-Files… a verdade sempre está lá fora.

 

 

2. ARRESTED DEVELOPMENT(2003 – 2006)

 

arrested-development-best-fox-tv-shows

 

A absurda saga da decadente família Bluth foi algo tão estranho, que se tornou um hit. Apesar de ter apenas três temporadas com baixa audiência na Fox, a série foi ressuscitada na Netflix. Mas com uma linguagem única, foi uma das séries mais divertidas de todos os tempos, com um elenco excepcional e piadas nonsense. 15 anos depois, e as pessoas querem mais!

 

 

1. THE SIMPSONS (1989 – ad eternum?)

 

the-simpsons-best-fox-tv-shows1

 

Você ainda tinha alguma dúvida que a primeira posição seria essa? The Simpsons não só é a série de maior duração da Fox (28 temporadas em 30 anos) como também lidera o ranking de mais longa da história da TV (com 598 episódios até agora), e quebrou todas as barreiras das animações no horário nobre da TV norte-americana. As temporadas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 são consideradas clássicas e incomparáveis na história da TV. Não é apenas a maior série da Fox, mas provavelmente a maior série de todos os tempos, por conta de tudo o que conquistou.

 

Clique aqui para ler a parte 01 dessa lista. 

Clique aqui para ler a parte 02 dessa lista.