FOX-TV-logo

 

O canal Fox está completando 30 anos. No dia 9 de outubro de 1986, um dos grupos de mídia mais fortes do planeta se unia à CBS, NBC e ABC para oferecer uma programação atraente para o público jovem e jovem adulto, com programas que rompiam barreiras e ultrapassavam os limites da época.

Três décadas depois, a audiência da Fox envelheceu e, de certa forma, o canal também. Mas isso não impede de afirmarmos que algumas das séries mais amadas de todos os tempos foram exibidas pelo canal da raposa.

Por isso, essa série de três posts especiais lista as 30 maiores séries da história da Fox, em uma lista feita pelo TVLine que estabelece como critérios de escolha 50% qualidade/prêmios, 25% popularidade/longevidade, e 25% influência/impacto cultural.

Ou seja, temos uma combinação de campeões de audiência, séries com vários prêmios, e produções de vida curta, mas muito elogiadas pela crítica.

Esta é a parte 02 de 03 da lista das 30 maiores séries da história da Fox.

 

20. THAT ’70S SHOW (1998-2006)

 

that-70s-show-best-fox-tv-shows

 

Uma das melhores comédias de todos os tempos. Aliás, você sabia que ela quase foi exibida na CBS? Pois é…. foi um megahit inesperado da Fox, mostrando a década de 1970 de forma bem humorada, e colocando uma geração de astros nos holofotes. O canal tentou duplicar o sucesso com That ’80 Show, mas não deu certo.

 

 

19. IN LIVING COLOR (1990-94)

 

in-living-color-best-fox-tv-shows

 

Por quatro temporadas, In Living Color foi uma versão alternativa do Saturday Night Live, que é muito importante para o mundo do entretenimento, por colocar a família Wayans no mainstream, e por receber astros do calibre de Jim Carrey e Jamie Foxx.

 

 

18. MELROSE PLACE (1992-99)

 

melrose-place-best-fox-tv-shows

 

Concebido como uma espécie de spinoff de Beverly Hills, 90210, Melrose Place foi um novelão com idas e vindas consideradas surpreendentes para a época, sem falar nas maluquices de roteiro envolvendo os jovens adultos que viviam em um condomínio em Los Angeles. Sem falar que apresentou Heater Locklear ao mundo!

 

 

 

17. FRINGE (2008-13)

 

fringe-best-fox-tv-shows

 

Meia década depois do fim de The X-Files, a Fox apresento um sci-fi bizarro e assustador, mas que muita gente gostou. Estrelado por Anna Torv, Joshua Jackson e John Noble, Fringe explorava universos paralelos e fenômenos sobrenaturais, se tornando um cult com muitos fãs fiéis das noites de sexta-feira. Alcançou os 100 episódios. Uma série que já é icônica.

 

 

16. COPS (1989-2013)

 

cops-best-fox-tv-shows

 

Antes dos realitys se tornarem uma febre na televisão, a Fox colocou no ar o dia-a-dia nonsense dos policiais buscando e prendendo meliantes. Um programa imprevisível, que mostrava como era o sistema de justiça criminal, com perseguições alucinantes. Cops mandou nas noites de sábado da TV norte-americana por duas décadas e meia, com quase 900 episódios exibidos. Ainda é exibido no Spike TV, o que mostra que sua fórmula não está desgastada.

 

 

15. GLEE (2009-15)

 

glee-unauthorized

 

O musical colegial criado por Ryan Murphy foi uma das grandes sensações da TV, com elevadas vendas no iTunes, e mostrando que o plot principal poderia render e muito. Abordou importantes problemas sociais, mas sempre mantendo um discurso otimista. Sem falar que serviu como encubadora de jovens talentos como Lea Michele, Grant Gustin e Melissa Benoist. Pode nunca ter sido tão hypada assim, mas é sem sombra de dúvidas uma das séries mais significativas dos últimos 10 anos.

 

 

14. FAMILY GUY (1999-2002, 2005-present)

 

family-guy-best-fox-tv-shows

 

É anárquica, ácida e completamente desprovida de bom senso. Mas é maravilhosa. Depois de ser cancelada em 2002, os fãs de Family Guy protestaram de forma massiva. A série foi ressuscitada, e agora está na sua 15ª temporada (e acho que o executivo da Fox que cancelar a série será demitido). Talvez jamais se aproxime do nível de genialidade de The Simpsons, mas com certeza inspirou fãs a fazerem idiotices por décadas.

 

 

13. THE O.C. (2003-07)

 

the-oc-best-fox-tv-shows

 

Com rebeldia e muita grife, a novela teen que aspirava ser um remake de 90210 se tornou uma das séries que precisava ser vista todas as semanas. The O.C. tinha química própria, combinado o rebelde Ryan Atwood com o mundo dos ricos e poderosos, combinando drama e humor.

 

 

12. FUTURAMA (1999-2003)

 

futurama-best-fox-tv-shows

 

A animação sci-fi criada por Matt Groening mostrou histórias regadas de imaginação sobre planetas distantes e piadas satíricas. O time do The Planet Express apresentou momentos memoráveis, e com histórias contadas por um robô alcoólatra, um homem-lagosta e um entregador de pizza que veio do passado. A série foi ressuscitada pelo Comedy Central, mas as quatro temporadas exibidas pela Fox pavimentaram o seu lugar como uma das mais invetivas e hilárias animações da história da televisão.

 

 

11. MALCOLM IN THE MIDDLE(2000-06)

 

malcolm-in-the-middle-best-fox-tv-shows

 

Malcolm in the Middle estreou no momento certo: na virada do milênio, e no momento de migração do formato da sitcom clássica para as séries de mockumentary. Foi uma série positivamente revolucionária e experimental, e apresentando um elenco memorável, com nomes como Frankie Muniz, Jane Kaczmarek e Bryan Cranston.

 

A parte 03 dessa lista vai ao ar no blog amanhã (09).

Clique aqui para ler a parte 01 dessa lista.