FOX-TV-logo

 

O canal Fox está completando 30 anos. No dia 9 de outubro de 1986, um dos grupos de mídia mais fortes do planeta se unia à CBS, NBC e ABC para oferecer uma programação atraente para o público jovem e jovem adulto, com programas que rompiam barreiras e ultrapassavam os limites da época.

Três décadas depois, a audiência da Fox envelheceu e, de certa forma, o canal também. Mas isso não impede de afirmarmos que algumas das séries mais amadas de todos os tempos foram exibidas pelo canal da raposa.

Por isso, essa série de três posts especiais lista as 30 maiores séries da história da Fox, em uma lista feita pelo TVLine que estabelece como critérios de escolha 50% qualidade/prêmios, 25% popularidade/longevidade, e 25% influência/impacto cultural.

Ou seja, temos uma combinação de campeões de audiência, séries com vários prêmios, e produções de vida curta, mas muito elogiadas pela crítica.

Esta é a parte 01 de 03 da lista das 30 maiores séries da história da Fox.

 

30. BONES (2005-present)

 

bones-season-11-finale-1

 

O drama forense protagonizado por Emily Deschanel e David Boreanaz combinava personalidades completamente opostas, mas entregou também um dos melhores relacionamentos em tela da história. E essa química perfeita entregou para Bones 11 temporadas, com uma 12ª e derradeira temporada em 2017.

 

29. SO YOU THINK YOU CAN DANCE(2005-present)

 

sytycd

 

Nunca foi um megahit na audiência como American Idol, mas a competição de dança de summer season teve seu impacto, do seu jeito, com os melhores dançarinos jovens do país se apresentando com coreografias incríeis. Apesar de hoje ter uma audiência paupérrima, conduziu Cat Deeley ao estrelato.

 

28. THE BERNIE MAC SHOW (2001-06)

 

the-bernie-mac-show-fox-best-tv-shows

 

A inteligente comédia familiar protagonizada pelo grande Bernie Mac mostrava o cara que era pai sem ter muito interesse em ser pai. Era uma visão pouco romântica da paternidade, combinado com problemas como drogas e bebedeira. Mas o carisma natural de Bernie transformou a série em cult, transgredindo as barreiras das tradicionais sitcoms familiares.

 

27. PRISON BREAK (2005-09)

 

prisonbreak21

 

Os irmãos Michael Scoffield e Lincoln Burrows se tornaram mitológicos, e a primeira temporada de Prison Break é uma das melhores da história da TV. Depois disso, muitos alegam que esta série, ao lado de Heroes, está no trono de uma das mais decepcionantes dos anos 2000. De qualquer forma, veremos a série de volta na TV em 2017.

 

26. GET A LIFE (1990-92)

 

TSDGEAL EC006

 

Uma série que virou bordão nos Estados Unidos. Protagonizada por Chris Elliott, mostrava um entregador de jornal de 30 aos de idade que vivia com seus pais e seus surrealismos. Uma sitcom estereotipada e que rompia os limites do bom senso.

 

25. FIREFLY (2002)

 

firefly-cast

 

Com apenas 14 episódios de vida, Firefly virou um cult. O western espacial criado por Joss Whedon contava no seu elenco com nomes como Nathan Fillion, Morena Baccarin e Christina Hendriks, mas infelizmente não fez o sucesso que muitos esperavam. Ao menos rendeu o filme Serenity em 2005. Sempre é alvo de rumores de uma volta, ou reboot, ou remake…

 

24. UNDECLARED (2001-02)

 

undeclared-best-fox-tv-shows

 

Mais desconhecida do público brasileiro, e mais uma das séries que muitos consideram que foi cancelada cedo demais. Undeclared colocava humor no mundo colegial (onde normalmente os adolescentes toram tudo mais divertido), e contava no seu elenco com nomes como Seth Rogen e Charle Hunnam.

 

23. PARTY OF FIVE (1994-2000)

 

party-of-five-best-fox-tv-shows

 

Mesmo sem receber a visibilidade de 90210 e Melrose Place, a novelesca Party of Five foi uma das melhores séries do seu tempo, contando a história dos órfãos irmãos Salinger, que precisavam lidar com temas pesados coo câncer, alcoolismo, violência doméstica… mas sempre juntos. Ganhou um Globo de Ouro como melhor série dramática e iniciou as carreiras de Neve Campbell, Matthew Fox e Jennifer Love Hewitt.

 

22. THE BEN STILLER SHOW (1992-93)

 

the-ben-stiller-show-best-fox-tv-shows

 

Teve apenas 13 episódios, mas foi uma das primeiras a introduzir a influência das esquetes humorísticas nas sitcoms. Um Ben Stiller com apenas 26 anos e um elenco matador de comediantes (Andy Dick, Janeane Garofalo e Bob Odenkirk) introduziram vários clichês de cultura pop para a alegria da geração X. Ganhou um Emmy de melhor roteiro oito meses depois de ser cancelada.

 

21. EMPIRE (2015-present)

 

empire-season-2-fall-finale-3

 

O drama focado no universo do hip-hop criado por Lee Daniels está apenas no seu terceiro ano, mas já está na história da Fox. Com vários plot twists novelescos e recordes de audiência para uma série novata, não é apenas politicamente incorreta, mas faz um bem danado para o negócio da música e da TV. Com uma Taraji P. Henson que samba na cara da sociedade, Empire provavelmente vai subir posições nesse ranking quando a saga da Dynasty chegar ao fim.

 

Fiquem ligados! As partes 2 e 3 desse especial vão ao ar no blog nesse final de semana.