13 Reasons Why

A série 13 Reasony Why (Netflix) levantou uma grande polêmica/debate sobre qual é a forma mais adequada de se tratar o tema suicídio na mídia. Muitos alegaram falhas de produção e argumentos que podem influenciar negativamente aos jovens.

Agora, um estuo publicado na JAMA International Medicine parece comprovar que, de fato, as buscas relativas ao suicídio dispararam na internet durante os primeiros dias de disponibilidade da série.

Uma equipe de investigadores coletou os dados nos principais motores de busca da web e no Google Trends para determinar os fluxos de termos relativos ao suicídio.

No final das contas, eles encontraram vários termos cujas buscas dispararam durante os primeiros dias 20 dias de abril de 2017:

– Linha de atenção contra suicídios (12%)
– Prevenção do suicídio (23%)
– Como cometer suicídio (26%)
– Cometer suicídio (18%)
– Como se matar (9%)

O estudo excluiu as buscar relativas à Esquadrão Suicida (Suicide Squad), já que contavam com aparição óbvia nos resultados.

Por outro lado, é quase impossível determinar com exatidão se 13 Reasons Why fez disparar a busca por tais temas. Porém, o estudo comprova de certo modo que existe sim um aumento de interesse em paralelo com o hype da série.

E é inegável que temos que prestar atenção para esses dados.

 

 

 

+info