carrie-underwood-american-idol-10th-anniversary

Hoje, 25 de maio de 2015, completam 10 anos que Carrie Underwood foi eleita a vencedora da quarta temporada de American Idol (Fox). Desde então, ela roubou o mundo da música country de assalto, ganhando 11 Academy of Country Music Awards, sete Grammys e a indicação para o grande Ole Opry de Nashville (o Hall da Fama da música country), e outras honrarias. Sem falar que ela é a que mais vendeu discos entre todos os ex-participantes do American Idol, com 14.6 milhões de cópias.

Para comemorar esses 10 anos, esse post faz uma revisão sobre como tudo aconteceu, com as seis melhores performances de Underwood em sua temporada, na ordem cronológica. Afinal, Carrie merece: foi a cantora a ser batida na temporada, mas ninguém conseguiu, já que ela venceu todos os programas da fase final, sendo a mais votada em todas as eliminações de sua temporada.

 

6. Audição: ‘I Can’t Make You Love Me’

Carrie cantou à capella a versão do clássico de Bonnie Raitt. Depois da audição, Simon Cowell disse: “eu estava dizendo para um amigo outro dia que eu estava surpreso que nós ainda não havíamos encontrado uma boa cantora country nessa competição”.

E ele não fazia ideia do que estava por vir.

 

5. Top 24: ‘Could’ve Been’

Se você assistiu a quarta temporada de American Idol, essa performance pode surpreender você. Essa não é uma das performances mais comentadas de Carrie. Porém, olhando para a temporada, esse foi o momento onde temos a certeza que Underwood era alguém especial. É uma audição maravilhosa, mas os juízes já tinha visto uma série de boas audições.

Porém, o Top 24 tinha ficado para trás. American Idol já estava na sua fase ao vivo, com votação popular, e enquanto muitos podem sucumbir à pressão ou fazer uma escolha ruim de música, Carrie escolheu essa mesma canção, se apresentando pela primeira vez como uma cantora muito competente.

 

4. Top 11: ‘Alone’

O momento mais sentimental de Underwood na temporada. Não só ela quebrou a sua concha segura da música country, mas fez uma performance matadora da clássica canção da banda Heart.

Na ocasião, Cowell fez uma declaração pesada: “Carrie, você não é apenas a garota a ser superada, mas a pessoa a se superada. Farei uma previsão – você não só vai vencer esse programa, como vai vender mais discos do que qualquer outro que já venceu o American Idol.”

Simon só não sabeia que ele poderia ter dito “que já venceu ou que ainda vai vencer o American Idol”…

 

3. Top 10: ‘Independence Day’

Carrie disse em sua audição que Martina McBride era a sua heroína/influência musical. Logo, ela decidiu interpretar uma das canções mais icônicas de Mcbride. Ela acabou repetindo essa performance na final.

 

2. Top 5: ‘Bless the Broken Road,’ Billboard week

Underwood se tornou conhecida pelas suas grandes performances de músicas impactantes, mas ela também ia muito bem nas belas baladas. A cover da banda Rascal Flatts foi a segunda melhor balada que ela fez na sua temporada de American Idol…

 

1. Top 3: ‘Crying’

…Só perdendo para esta aqui!

Nesse ponto, parecia uma estranha escolha de Clive Davis colocar Carrie para cantar essa música como a sua primeira escolha das performances do Top 3, mas no final das contas, não foi algo tão estranho assim. A forma como Underwood apresentou a canção foi dolorosamente maravilhosa, e basicamente confirmou o que Simon Cowell sabia desde o Top 11: que ela seria a vencedora da quarta temporada de American Idol.